Caixa oficializa abertura de agência em Catanduvas

Banco irá se instalar na Rua Felipe Schimidt. Previsão é de que comece atender ainda em 2010

O que era apenas um sonho distante no passado, virou conquista no presente e está prestes a se tornar realidade em um futuro bem breve. Na tarde desta terça-feira, dia 19, Catanduvas recebeu a confirmação de que uma agência da Caixa Econômica Federal realmente se instalará na cidade. O ato que selou a vinda do banco foi acompanhado por centenas de pessoas, em cerimônia realizada no auditório do Hotel Voyage. A unidade deve começar o atendimento até o final deste ano.

Prefeitos de vários municípios da região, moradores de Catanduvas e diversas lideranças políticas acompanharam o evento. Entre elas, a prefeita Gisa Giacomin, que não fez questão alguma de esconder a emoção. "É a luta de muitos prefeitos, que chegou na minha administração para ser realidade. Estou muito feliz, sem sombra de dúvida", expressou.

Para ampliar as chances de conseguir a agência, a Prefeitura comprometeu-se em locar um imóvel, que fica na Rua Felipe Schimidt, Centro da cidade, aonde o banco irá se instalar. O incentivo, segundo Gisa, foi um dos pontos que colaboraram para a conquista. Além disso, a prefeita ressalta os benefícios de uma unidade da Caixa para o município. "Vai dar acesso a todas as pessoas. Não importa se é o empresário ou o cidadão de baixa renda. Todos terão acesso direto agora em Catanduvas".

Sobre a estrutura, a agência estará voltada para um atendimento rápido e de qualidade. Para isso, o projeto deve atender às necessidades de portadores de deficiências visuais, auditivas e móveis. Piso tátil e assentos, reservados e sinalizados para pessoas com necessidades especiais, além de idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo, haverá no interior da unidade.

Os estudos até a confirmação da vinda da agência para Catanduvas iniciaram-se ainda em 2008, lembra o superintendente regional do banco, Ricardo Bier Troglio. "Para se ter uma ideia, nós atendemos 127 municípios, mas temos só 24 agências, o que dá um espaço para crescimento. O fato de o Besc, que foi adquirido pelo Banco do Brasil, ter fechado algumas agências, também gerou uma demanda da presença da Caixa por parte dos municípios", avalia.

O superintendente relata ainda que Catanduvas foi a cidade escolhida porque tem uma microrregião propícia, viável economicamente à instalação da agência. Ricardo também informa que a unidade, no início, vai trabalhar com seis funcionários concursados, além de pessoal de apoio.

Habitação

Durante o evento, houve a assinatura de um convenio, no valor de R$ 1,48 milhão, entre a Prefeitura de Catanduvas e a Caixa Econômica Federal, para investimentos no setor de habitação do município. A verba será aplicada na execução de obras de infraestrutura no Loteamento Sebaldo Kunz. Os serviços devem anteceder a construção de 200 novas casas, beneficiando famílias de baixa renda, com prioridade para as que moram em áreas de risco.

O projeto prevê moradias de 37,5 metros quadrados. Sala, cozinha, dois quartos, banheiro, lavanderia e varanda estão entre os cômodos. A Prefeitura deve realizar um processo licitatório para construir imóveis. A previsão é de que em 12 meses todas as moradias estejam concluídas.