Corpo de Bombeiros de Catanduvas desenvolve trabalho de orientação
Pequenos cuidados podem evitar grandes acidentes. Ficar atento às condições de segurança e minimizar os riscos dentro de casa são orientações válidas para dispensar a necessidade de socorro. Durante toda a semana, o Corpo de Bombeiros de Catanduvas realiza o chamado Alerta Vermelho no Bairro Sebaldo Kunz. A guarnição visita residências e lembra noções básicas de segurança, muitas vezes esquecidas de maneira involuntária.
Por exemplo, você recorda quando foi a última vez que trocou a mangueira ou a válvula de seu fogão a gás? Geralmente, a validade destes objetos não ultrapassa cinco anos. Caso não lembre a última troca, é provável que o prazo já tenha vencido. “Com o tempo, a mangueira resseca e pode rachar”, alerta os bombeiros.
Ainda sobre o botijão, há o perigo de incêndio pela presença frequente de cortinas atrás dos fogões. A prática é comum em muitas casas e oferece um risco enorme de acidentes. Além disso, valem as dicas para quem utiliza o fogão à lenha. Segundo o bombeiro, deixar sempre a portinha da fornalha bem fechada e fazer a limpeza periódica do cano ajudam na prevenção de acidentes.
As visitas devem ser encerradas neste final de semana, com os 18 bombeiros da corporação atuando em grupos. Um panfleto também é entregue para cada família após as orientações. O material trás dicas importantes de prevenção e segurança.