Serviço de Execução de Medida Socioeducativas em Meio Aberto realiza Projeto de construção de uma Horta Orgânica.

O CREAS através do Serviço de Execução de Medida Socioeducativas em Meio Aberto,acompanha adolescentes, de 12 a 18 anos ou jovens de 18 a 21 anos, que cometeram ato infracional, e suas famílias.

Para a execução da Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), o equipamento deu inicio ao Projeto voltado a construção de uma Horta Orgânica, que visa ressignificar o cumprimento, com um olhar socioeducativo da aprendizagem cumprindo um papel pedagógico como forma de compensar o dano social, incentivando a autoestima e, por ser uma tarefa coletiva, busca resgatar a cidadania dos envolvidos.

Os adolescentes inseridos no Serviço de Execução de Medida Socioeducativa realizam atividades como a preparação da terra para o plantio, cultivam diversas hortaliças como alface, repolho, acelga, beterraba, cenoura, salsinha e cebolinha, envolvendo também outras atividades como pinturas de litros e pallets reciclados, contando sempre com a Orientação e Acompanhamento da Educadora Social do CREAS. Percebe-se que é uma atividade simples, mas muito rica, onde nota-se o envolvimento e interesse dos adolescentes.

 

Parceria com o CRAS

O Projeto conta também com a parceria do SCFV (Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos)/CRAS, onde o profissional de Educação Física do equipamento orienta e acompanha as crianças/adolescentes, tendo como objetivo o ponto de partida para uma conscientização da importância dos cuidados com o meio ambiente. A ideia é que as crianças sejam conscientes sobre sua alimentação e saúde, e apreciem os benefícios obtidos através do consumo de hortaliças, estas que, estão sendo plantadas pelas referidas crianças, e terão a oportunidade de acompanhar todo o processo até a colheita, reforçando aspectos como organização e responsabilidade. Além das crianças/adolescentes este espaço será utilizado nos encontros dos demais grupos atendidos pelo SCFV, tais como: Grupo Cuidadores/BPC, SCFV 0 a 6 e SCFV Idosos.