Com desfile cívico, Catanduvas comemora Independência do Brasil

 

Na data que marcou o dia da Independência do Brasil, Catanduvas organizou uma série de atividades para compor o desfile cívico, lembrando o 7 de setembro de 1822, quando o País conseguiu a emancipação política do reino de Portugal. As atrações começaram a ser apresentadas ao público às 14 horas, em frente à Praça Ângelo Grotto de Catanduvas.

O secretário de Educação do município, Clóvis De Lucca, comenta que o desfile teve a intenção de reunir todas as escolas municipais e estaduais, com a ideia de reacender o patriotismo. "Foi uma presença maciça do povo. O desfile evidenciou a história da Independência do Brasil, resgatando a importância deste fato. O objetivo foi realçar o civismo, o amor pela pátria. A independência de um povo se faz com educação e trabalho", complementa.

Durante as atividades, houve a segunda exposição do grupo catanduvense de artesãos. Diversos trabalhos, produzidos pelos alunos das oficinas de artesanato da Casa da Cultura, foram expostos e comercializados. A programação do desfile foi marcada ainda pelas apresentações das escolas e entidades. Números musicais e uma mateada animaram os participantes até as 19 horas.

 

Banda de fanfarra

O secretário de Educação diz que a ideia é reativar a banda de fanfarra da cidade. "Isso é um anseio do povo de Catanduvas", comenta Clóvis. Como o desfile recebeu a apresentação da fanfarra de Treze Tílias, ele aponta que a vinda serviu como incentivo para que Catanduvas se organize e remonte sua própria banda. "Vamos abrir as inscrições até o final do ano para quem quiser participar. Inclusive, os músicos antigos", informa o secretário.