Consumo de drogas preocupa vereadores de Catanduvas

O consumo e a venda de drogas em Catanduvas foram amplamente debatidos durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta semana. Na noite de segunda-feira, dia 13, os vereadores demonstraram preocupação com o índice de usuários, considerado elevado por muitos do legislativo. Cobrando empenho dos setores competentes, a Câmara cogitou organizar uma audiência pública, envolvendo as autoridades do município, entidades e representantes da comunidade.

Durante a sessão, foi aprovado o envio de um ofício ao Comando Federal da Polícia Militar em Santa Catarina. Com a intenção de buscar soluções, o documento, assinado pelo presidente da Câmara, ressalta que a Polícia Militar de Catanduvas possui hoje um efetivo muito aquém das necessidades. O ofício lamenta um efetivo de apenas dois policiais por turno, considerando a situação um convite à delinquência. "A cada ocorrência atendida, todo o restante da população está descoberto", traz o texto.

Os argumentos estão em harmonia com a realidade. Nesta semana, a reportagem do jornal O FATO esteve na sede da Polícia Militar e constatou a escassez de agentes. Segundo um único policial que estava de serviço, hoje, apenas seis soldados compõem o efetivo no município. Com uma população de pouco mais de nove mil habitantes, é o mesmo que um agente para cada 1,5 mil pessoas.

O delegado da Polícia Civil de Catanduvas, Deyvid Tranche Lima, diz que o problema relacionado às drogas realmente existe na cidade, e já é investigado há algum tempo. Apesar disso, não considera o quadro alarmante. Deyvid ainda faz questão de apontar que a polícia desenvolve um trabalho estratégico para combater o consumo e o tráfico. "Tudo que se trata de investigação é sigiloso. A gente está com um trabalho bem efetivo. Mas não posso dar detalhes para não atrapalhar as investigações", explica.