Censo em Catanduvas está praticamente concluído

Agentes do IBGE pedem para que pessoas que não foram entrevistadas entrem em contato com o instituto na Prefeitura

No início da tarde desta quarta-feira, dia 13, o último relatório dos nove recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de Catanduvas foi entregue. Com isso, o órgão praticamente finaliza o processo de recenseamento da população no município. Mesmo assim, a orientação é para que pessoas que não responderam ao questionário entrem em contato com o IBGE, que precisa fechar o levantamento até o dia 31 deste mês.

Iniciado em 1º de agosto, o censo 2010 contou até agora 9.284 pessoas em Catanduvas. Conforme a agente censitária municipal, Fabiane Pelentir, o número de habitantes cresceu 2% em relação à quantidade de moradores no levantamento anterior. De acordo com os dados do IBGE, em 2009, Catanduvas tinha 9.119 cidadãos residindo no município.

Para que o censo deste ano seja realmente finalizado, Fabiane solicita o comparecimento das pessoas que não foram entrevistadas. Entretanto, ela ressalta que o número é muito pequeno. "Praticamente, todos foram recenseados. Mas quem não foi ainda, pode entrar em contato conosco". O IBGE está instalado em uma sala no prédio da Prefeitura. O contato também pode ser feito por telefone, através do número 3525-1144, ramal 226.

Sobre o andamento do processo, a agente aponta que os quase três meses de trabalho transcorreram de maneira tranquila. "As pessoas receberam muito bem os recenseadores. Nós vamos esperar agora mais uns dias para finalizar, caso alguém ainda nos procure", informa Fabiane, dizendo ainda que uma fiscal do IBGE estará em Catanduvas nos próximos dias. "Vai ser para conferir o trabalho", informa.