Prefeita vai à Câmara e manifesta insatisfação após atitude de vereador

A tribuna da Câmara de Vereadores de Catanduvas serviu para a prefeita, Gisa Giacomin, expressar a insatisfação contra um pedido feito pelo vereador Everaldo Gabriel Costa. Na sessão de segunda-feira, dia 8, ela rechaçou um ofício encaminhado pela Câmara à Presidência da Caixa Econômica Federal (CEF). O texto, a pedido do vereador, solicitava informações sobre a locação de uma sala comercial, por parte da Prefeitura, para a instalação de uma agência da Caixa no município. "É um assunto que me deixou bem chateada", relata Gisa.

O documento, encaminhado ainda em 7 de outubro, requeria as seguintes informações: "1) Se é política da CEF requerer ao  Poder Público Municipal que contrate, em seu nome, locação de sala comercial para instalação de agencia e efetue os pagamentos dos aluguéis, inclusive, indicando qual sala deverá ser locada; 2) Se for política da CEF, enviar os documentos onde ela se encontra registrada". No último parágrafo, o texto se completava dizendo que as informações eram necessárias para a avaliação de projetos, relacionado à agência, que estavam em trâmite na Câmara.

Para a prefeita de Catanduvas, o ofício teve tom de desconfiança e até mesmo poderia servir como empecilho para a oficialização da vinda da Caixa para a cidade. Ela aproveita para explicar os motivos que fizeram a administração custear o aluguel de uma sala comercial para a instalação da CEF. "Hoje, nós recolhemos do Banco do Brasil em torno de R$ 3 mil de ISS (Imposto Sobre Serviços). Se vamos pagar R$ 1,8 mil de aluguel, já sobram R$ 1,2 mil de lucro para os cofres públicos", exemplifica. "Não vejo onde está o prejuízo e a dificuldade de ter como parceira um instituição federal", complementa a prefeita.

Com a assinatura oficial para a chegada da agência feita em outubro, a previsão é de que o banco comece a funcionar a partir de dezembro em Catanduvas. "O que nos deixa imensamente feliz é saber que toda a população humilde e até o grande empresário vão utilizar a Caixa. As únicas pessoas que poderiam ser lesadas são os proprietários da Lotérica Bucco, os quais se juntaram a nós, no primeiro passo do projeto, e tem sido companheiros constantes para que a Caixa seja, e vai ser, realidade em Catanduvas. Não entendi ainda como preocupa tanto o fato dos nossos projetos estarem dando certo", emenda.

Gisa ainda manifesta-se a respeito de críticas feitas por pessoas que, segundo ela, são da turma do contra. "É fácil dizer que os serviços continuados não estão sendo feitos, como de iluminação e tapa buracos, mas o difícil é lembrar como foi recebido este município. Basta uma boa memória para saber a diferença de um ano e dez meses depois de a nossa administração ter assumido. A gente fica feliz de saber que o povo reconhece. Cidadão, tenha certeza, estamos fazendo o melhor em prol de Catanduvas", garante a prefeita.