Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Catanduvas ganha novos sócios

Doze novas famílias se associaram à Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Catanduvas nesta semana. Durante dois dias, os novos membros passaram por um treinamento ministrado pelo consultor Vilson José Ghidorsi, através de uma parceria entre o Senar/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato dos Produtores Rurais do município.

Nos encontros, questões técnicas da cooperativa foram esclarecidas, com uma abordagem sobre os direitos e deveres dos sócios, as regras do estatuto e a realização de assembleias periódicas para a tomada de decisões. "O objetivo foi auxiliar no processo de incorporação dos novos associados, expondo todo o funcionamento legal da cooperativa", diz Vilson.

Com o ingresso dos novos membros, o grupo terá 36 integrantes, número considerado satisfatório pelo presidente Navais Cesar Guerreiro. Criada há quatro anos, a cooperativa caminha a passos firmes na avaliação dele. "A nossa finalidade é assegurar que as pequenas famílias ganhem dinheiro com a propriedade e se mantenham na agricultura", explica.

A partir do próximo ano, a ideia é que a cooperativa ofereça aos associados treinamentos específicos para aprimorar a produtividade, que passa pela agricultura, criação de animais, olericultura, panificação e embutidos. "A Câmara de Vereadores também já aprovou o projeto do Entreposto, que fica na Estrada Pedra Lisa, e vai servir como um centro de depósito para a comercialização", acrescenta Guerreiro.