Vargem Bonita, Água Doce e Catanduvas são beneficiadas com programa da Petrobras

Cidades tiveram a aprovação de um projeto voltado à diversificação da produção em assentamentos criados pelo Incra

Os municípios de Vargem Bonita, Água Doce e Catanduvas comemoram a conquista do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, que selecionou e aprovou um projeto para a diversificação da produção nos assentamentos criados pelo Incra. A ideia surgiu de uma proposta realizada pela Cooperativa Regional de Industrialização e Comercialização Meio Oeste Contestado (Coopermoc), em parceria com a Prefeitura de Vargem Bonita. De maneira direta, o projeto vai beneficiar 40 famílias assentadas nos três municípios, englobando produção, processamento e comercialização de frutas, como ameixa, figo, amora e outras culturas favorecidas pelo clima da região.

A expectativa de todos os envolvidos é de que a Petrobras celebre o contrato ainda neste ano. Entre as ações, são previstas atividades de capacitação dos agricultores, implantação de pomares e viabilização da comercialização dos produtos in natura, além dos processados em forma de doces e geléias. A última etapa deve ser cumprida somente a partir do terceiro ano de implantação. Ao todo, a Petrobras estima investir mais de R$ 498 mil na fruticultura da região.

Outro projeto deverá beneficiar as famílias assentadas nos municípios de Água Doce e Vargem Bonita. O texto já foi aprovado pela Petrobras. Por enquanto, ele permanece no banco de projetos a serem contratados. Proposto pelo grupo Mulheres Organizadas na Luta, e também em parceria com a Prefeitura de Vargem Bonita, o objetivo é melhorar e fortalecer a renda das famílias, através de alternativas não agrícolas. Com isso, estão previstas a criação, confecção e comercialização de peças de vestuário, por meio de costura, tricô e crochê. O grupo é formado por 20 mulheres assentadas nos dois municípios.

O patrocínio social para essa organização feminina envolve a aquisição de dez máquinas de costura domésticas e duas máquinas overlock/interlock, além de materiais como lãs, linhas, agulhas, tesouras, moldes, mesa e tecidos necessários à produção das peças.

O Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania é uma ação que visa o investimento em projetos sociais, contribuindo para a promoção do desenvolvimento, com igualdade de oportunidades e valorização de potencialidades locais.