Seminário sobre programa Territórios da Cidadania atrai representantes de 29 cidades
Lançado em 2008 pelo governo federal, o programa Territórios da Cidadania visa o desenvolvimento econômico das regiões e a inserção de programas básicos de cidadania, através do desenvolvimento territorial sustentável. Além disso, prevê a participação social e a integração de ações entre o governo federal, estados e municípios para a elaboração das estratégias.
Com este foco, representantes de 29 cidades da região estiveram nesta terça-feira, dia 15, em Catanduvas para acompanhar um seminário de exposição sobre o projeto. Tratando de temas como a assistência técnica e extensão rural, o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) de Santa Catarina, Alexandre da Silva Santos, falou para uma plateia de dezenas de pessoas. “O projeto pretende atingir aqueles agricultores mais empobrecidos com algum tipo de assistência. O principal objetivo é evitar o êxodo rural”.
Segundo ele, em um ano, a previsão é de investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão, englobando os 29 municípios da região, com a contratação de 20 técnicos para a identificação do público. “Eles (os técnicos) vão prestar algum tipo de assistência técnica a esse público (produtores/agricultores) mais empobrecido. Este seminário é o pontapé inicial do projeto”, complementa Alexandre.
De acordo com o cronograma de atividades, a tendência é de que o programa esteja efetivamente em prática a partir do início de abril, com visitas a campo. “A meta do projeto é atender duas mil famílias na região. A gente acredita que, no mínimo, 41 agricultores em cada município serão beneficiados”, conclui o consultor do MDA em SC.