Reunião com Secretário de Agricultura
Nesta quinta-feira (6), a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca realizou um seminário para apresentação de programas e ações da Pasta em Joaçaba. O encontro reuniu prefeitos da região, secretários municipais de Agricultura e lideranças do setor agropecuário. Na oportunidade, o secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, apresentou os programas e a nova estrutura da Secretaria. "É importante que todos saibam o que pode ser feito e aquilo que precisa ser feito para o desenvolvimento da agricultura no Estado", afirmou.
O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, conversou com os presentes sobre o desafio de manter o jovem no campo e diminuir o êxodo rural. "O campo está ficando velho, não há sucessores para as propriedades. Por meio dos programas da Secretaria nós queremos evitar que cerca de 29 mil propriedades, em dez anos, sejam extintas", falou.
De acordo com Rodrigues, sua intenção é criar uma legislação que crie a figura do microempreendedor rural, com políticas diferenciadas para o meio rural. "A idéia do Governador Raimundo Colombo é criar uma zona franca rural, onde o produtor rural continuará com os benefícios adquiridos porém será tratado como um micro empresário", comentou o secretário.
Na conversa com os presentes, o secretário João Rodrigues ressaltou a importância do Seguro Agrícola e destacou a nova proposta do programa em que o Governo Federal pagará metade do valor da contratação para o produtor rural. "A parte que deverá ser paga pelo produtor rural será dividida com o Governo do Estado", concluiu.
Ainda foi abordado as ações da Agricultura nas áreas de pesquisa, extensão rural, fomento agropecuário e defesa sanitária, por meio das empresas vinculadas Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc).
Também estiveram presentes no encontro o secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jair Antonio Lorensetti; o gerente regional da Agricultura, Moacir Zanluca; gerente regional da Epagri, Luis Carlos Coelho; gerente regional da Cidasc, Antonio Maria Hernes; além de prefeitos e vereadores da região.