Vacina da gripe x medo
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começou nesta segunda-feira, dia 15 em todo país. Em Catanduvas, no Posto de Saúde Central, 60 pessoas, inclusas no público alvo, foram imunizadas no primeiro dia da campanha. Porém, muitas pessoas ainda tem receio de receber a dose por medo.
De acordo com a enfermeira Cris Débora Zonta, muitas pessoas deixam de fazer a vacina por receio de desenvolver a gripe, o que, segundo ela, não passa de falta de informação. "As pessoas tem medo de ficar com a gripe fazendo a vacina, mas o que ocorre, se der reação, são os efeitos colaterais que algumas pessoas podem desenvolver, o que não passa de dores no corpo, dor de cabeça, um pouco de febre e pouca corisa, se ocorrer, o que depende de cada organismo".
A enfermeira alerta ainda para que as pessoas que fazem parte do público alvo da campanha, que a vacina leva em torno de dez dias para agir no organismo. "Por isso, é muito importante que os familiares mobilizem os idosos, gestantes, crianças para fazer a vacina e evitar a contaminação", salienta a enfermeira.
"É melhor fazer a vacina do que ficar com medo e ser contaminado", é o que salienta o senhor Olmir Emílio Reato, que garantiu a vacina dele e da esposa já no segundo dia da campanha, em Catanduvas. Para ele, "o Governo Federal não investiria tanto assim senão fosse para uma coisa boa. É muito importante se proteger desta gripe, que pode levar até a morte", ressalta o catanduvense.