Campanha de Vacinação contra gripe é adiada
A Campanha de Vacinação contra a Influenza que iniciaria no dia 25 deste mês foi adiada. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Catanduvas, a campanha vai iniciar no dia 04 de maio. O Dia “D” da campanha acontecerá no dia 09 do próximo mês (sábado), sendo que as três Unidades de Saúde estarão realizando a vacina, das 08h00 às 17h00.
De acordo com a Enfermeira Aline Romanini, o objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para vacinação.
O público alvo da campanha serão crianças de seis meses a menores de dois anos de idade, pessoas com idade acima de 60 anos, profissionais da saúde, gestantes em qualquer fase da gestação, mulheres até 42 dias depois do parto e doentes crônicos (imunodeprimidos) como, por exemplo, com infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.
Segundo a enfermeira, a imunização com a vacina é a maneira mais eficiente de prevenção.
O vírus Influenza, causador da gripe, é mutante, o que torna necessária a atualização da vacina todos os anos. Além disso, a proteção induzida diminui com o passar do tempo, sendo recomendada uma nova vacinação a cada ano.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recolhe amostras em todo o mundo e indica aos Laboratórios Produtores de Imunológicos, a composição ideal da vacina a ser utilizada a cada ano, para garantir uma eficácia em torno de 90%.
No Brasil, a cada ano são incluídos, na composição da vacina, os três principais tipos de vírus da gripe em circulação.