Catanduvas promove 1ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso

O Departamento de Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso de Catanduvas promoveram a 1ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. O evento foi realizado na quarta-feira, dia 08, na Casa Multiuso. Ainda nesta semana acontece a Conferência Regional dos Direitos das Pessoas Idosas.

Participaram do evento idosos do município, representantes de entidades civis e da Administração Municipal. Durante o encontro, foram debatidos os temas propostos, como gestão, política, projetos e ações, financiamento, participação política e controle social, sistema de garantia dos direitos humanos, entre outros.

De acordo com a Diretora de Assistência Social Claudia Vieira, o objetivo da conferência foi discutir e avaliar os direitos dos idosos e como os municípios, estados e país estão atendendo os idosos. “As propostas debatidas serão levadas para a Conferência Regional dos Direitos das Pessoas Idosas, que vai acontecer no próximo dia 17, em Capinzal”, explica.

O Presidente do Conselho Municipal do Idoso Sr. Avelino Dilda, salienta a importância de os idosos participarem destes eventos. “A comunicação com a Terceira Idade é muito importante para melhorar a vida do idoso. Por isso, precisamos estar unidos e participar para buscar a melhoria nos atendimentos, entender o estatuto, ou seja, saber o que é de direito e os deveres com a saúde, por exemplo, na realização de atividades físicas, consultas médicas regulares, lazer, entre outros fatores que contribuem para a qualidade de vida do idoso”, ressalta.

Dilda diz ainda que a participação dos idosos na conferência superou as expectativas e que o convite para a próxima já está sendo feito. “Para a conferência em Capinzal os idosos estão convidados a participar, pois é muito importante um número significativo dos idosos no evento. Um ônibus estará à disposição em frente à Igreja Matriz, às 11h30min”, convida o presidente.