2ª Conferência Municipal de Saúde

Discutir mudanças e melhorias na saúde. Com este objetivo foi realizado em Catanduvas a 2ª Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado na quinta-feira, dia 09, na Casa Multiuso.

Com o tema: Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, o encontro reuniu representantes da sociedade civil, servidores públicos, entidades civis, entre outros. Na ocasião foram abordados temas como a atual situação da saúde no município, estado e país propondo melhorias.

A Secretária de Saúde Elizete Cardoso ressalta a importância da participação da comunidade, já que é a oportunidade de o poder público e a sociedade propor, em conjunto, as melhorias no sistema.

Elizete lamenta a pouca participação da comunidade em eventos como este. “Mesmo com toda divulgação realizada, a participação da população na conferência não superou as nossas expectativas. Tivemos em torno de 90 inscrições. É importante ressaltar que a população precisa demonstrar interesse em conhecer os programas, os deveres e direitos dos usuários, além de ser o momento de a comunidade expressar melhorias e defender interesses”, explica.

Para realizar o debate dos eixos da conferência os participantes foram divididos em grupos para avaliar e definir propostas de diretrizes. Após votação das propostas, um documento oficial foi elaborado e será apresentado pelos delegados para a Conferência Estadual, que será realizada em Florianópolis, em setembro.

O evento contou com a participação do Presidente do Conselho Municipal de Saúde  Dilson Rizzi, da Gerente da 7ª Gerência de Saúde de Joaçaba Nelci Fátima Trento Bortolini, representando a Câmara de Vereadores, o vereador Lucimar Correia e demais autoridades municipais. As orientações foram feitas pela palestrante Marli Agostini, a Médica Patrícia Wastner e a Secretária de Saúde Elizete Cardoso.