Prefeitura de Catanduvas reduz quadro de Servidores Municipais

Uma medida drástica. Foi assim que a Prefeita Gisa Giacomin anunciou medidas de redução de gastos com pessoal. Além do corte de alguns servidores, o salário da prefeita, vice-prefeito e secretários será reduzido. Horas extras e licença prêmio também estão entre as ações de contenção de despesas.

A primeira medida adotada foi à redução de 30 funcionários que exerciam funções temporárias na Secretaria de Educação do município, como é o caso de estagiárias e cuidadoras infantis. Conforme a prefeita, as medidas são necessárias devido à crise que o país passa, além da queda significativa na arrecadação, devido à baixa do Fundo de Participação dos Municípios – FMP, valor repassado pela União aos estados, Distrito Federal e municípios brasileiros.

A maioria das reduções até o momento ocorreu nas creches municipais, onde para cada 12 crianças, havia 01 Professora e 02 Cuidadoras Infantis. Já nos berçários havia 04 pessoas para tomar conta dos pequenos, sendo reduzido esse número para 03. “Seguindo os Parâmetros Nacionais de Educação Infantil, em todas as creches do Brasil há somente 02 professoras em sala, mas a administração sempre priorizou o atendimento diferenciado, mesmo porque não tínhamos muita experiência com creches”, afirmou.

Ela explica que haverá redução em todas as secretarias. “Estamos realizando o estudo legal e financeiro para redução de salários, economia de combustível e energia elétrica através da conscientização dos funcionários, e outros cortes”, disse a prefeita.

Gisa diz ainda que até o dia 1º de agosto, as horas extras noturnas para servidores da saúde serão mantidas, até que o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro esteja sob nova direção. Além disso, não será concedida a licença prêmio para servidores, benefício que prevê a licença de três meses do servidor a cada cinco anos de efetivo exercício.

“Lamentamos ter que tomar certa medida e esperamos que o mais breve possível a economia melhore” comenta.

Festa do Chimarrão

Quanto a realização da 8ª Festa do Chimarrão, a prefeita reitera e confirma que vai realizar o evento, esclarecendo: “O custo da Festa do Chimarrão será pago com a venda dos estandes e apoio de empresários, não será utilizado verbas de outras áreas da administração para esse fim”, concluiu a prefeita.