Faixa etária para receber a vacina contra Hepatite B é ampliada

A Secretaria de Saúde de Catanduvas promoveu, no sábado, dia 25, o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Hepatite B. O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatite Virais foi comemorado na terça-feira, dia 28. A partir deste ano todas as faixas etárias poderão ser imunizadas contra a doença.

Conforme explica a Enfermeira Aline Romanini, o objetivo da campanha foi realizar a vacina para pessoas que ainda não haviam recebido a dose da vacina. “Além disso, na ocasião foram atualizadas as carteiras de vacinas”, ressalta.

Aline diz ainda que a vacina contra a Hepatite B está disponível nas Unidades de Saúde para quem ainda não recebeu a imunização. Ela explica ainda que a partir deste ano a vacina foi ampliada, ou seja, está disponível para todas as faixas etárias, sendo que antes o limite era de 49 anos de idade.

“Mesmo que a procura pela vacina tenha sido baixa no dia “D”, estará disponível nas Unidades de Saúde. Pedimos para que a comunidade venha até o ESF para atualizar, tanto esta vacina, quanto as que estiverem atrasadas”, finaliza. 

Prevenção

Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais:
-Usar preservativo em todas as relações sexuais;
-Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings;
-Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;
-Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;
-Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, de 1999 a 2011, foram notificados e confirmados 120.343 casos de hepatites B sendo que 31,6% na região Sul e 82.041 casos de hepatite C no Brasil sendo 22,3% da região Sul. Em Santa Catarina, de 2004 a 2014 foram notificados 10.855 casos de hepatite B, com uma taxa de detecção de 22,8 por 100.000 hab e 7.700 casos de hepatite C, com taxa de detecção de 16,2 por 100.000 hab.

A partir de iniciativa e propostas brasileiras, a Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.