Separação do lixo orgânico e seco, você contribui?

Com construção de barracão de triagem de lixo seco, Catanduvas vai implantar Coleta Seletiva

O barracão que será utilizado para triagem de lixo seco, para reciclagem em Catanduvas está ganhando forma. Com a conclusão da obra, o município vai implantar a Coleta Seletiva de Lixo, onde a comunidade deverá separar o lixo orgânico do reciclável. A ação faz parte do projeto que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A obra está localizada às margens da BR 282, ao lado da CASAN, a qual cedeu o terreno para o município construir o barracão. Nele, trabalhadores que fazem parte da associação que está sendo instituída irão realizar a coleta e separação do lixo seco, sendo que o mesmo será vendido para reciclagem.

A Engenheira Ambiental Glaucia Camuzzato explica que um trabalho de conscientização e divulgação ainda será feito para alertar a comunidade desta responsabilidade de separar o lixo. “O lixo ‘molhado’/orgânico será levado para o aterro sanitário da empresa Tucano. Já o lixo seco/reciclável, será coletado pelos trabalhadores e levado até o centro de triagem, onde será selecionado de acordo com cada material e vendido pelos trabalhadores associados para reciclagem”, explica.

A Prefeita Gisa Giacmomin comenta que este projeto é de extrema importância, tanto para o meio ambiente quanto para a qualidade de vida da comunidade. “É imprescindível que a população já se adapte a separar o lixo orgânico do lixo seco, para que Catanduvas seja exemplo de responsabilidade, conscientização e de dever cumprido. É inaceitável que com todas as informações que temos hoje e o acesso às tecnologias, não consigamos simplesmente separar o lixo em casa. Esta ação vai render frutos aos nossos filhos, que já irão crescer educados em relação ao meio ambiente e a sustentabilidade”, conclui a prefeita. 

Nesta semana a associação dos trabalhadores estará reunida para definir de que forma as atividades serão desenvolvidas.