Profissionais de saúde promovem ações de prevenção nas escolas

Prevenção em saúde. É com este objetivo que a equipe de profissionais de saúde iniciou um projeto nas escolas e creches municipais de Catanduvas. As avaliações iniciaram na segunda-feira, dia 31, na Creche Municipal Sonho de Criança, no Bairro Sebaldo Kunz.

A ação da Secretaria de Saúde envolve as profissionais que atuam no ESF do Bairro Sebaldo Kunz, que realizam a avaliação de peso, altura, medidas, avaliações odontológicas e atualização de vacinas.

Conforme explica a Médica Patricia Wastner, a avaliação é feita em bebês, crianças e adolescentes. “Existe a necessidade de acompanhamento de peso, altura e medidas nos primeiros anos de vida dos pequenos e nos adolescentes e pré-adolescentes o acompanhamento do desenvolvimento dos caracteres sexuais. Devido a esta importância, estamos estudando a possibilidade de estar expandindo a ação para a rede estadual de ensino do município”, explica.

Além da médica, o projeto inclui avaliação odontológica, onde a profissional Anuxa Berton Baldissera avalia, orienta na escovação e entrega um kit de saúde bucal, oferecido pela Secretaria de Saúde.

Na ocasião, a Técnica de Enfermagem, responsável pelas vacinas, Ilce Rocha faz a checagem das carteirinhas de vacinação. “Aqueles que não participaram da campanha de vacinação da gotinha são atendidos nesta oportunidade. Estávamos com vários furos de crianças que não participaram da campanha e com o projeto acreditamos que vamos alcançar de 98% a 100% das crianças da nossa área dentro da campanha”, explica a Médica Patrícia.

De acordo com a Diretora de Saúde Emília Bortolini, o objetivo da ação é a prevenção. “Percebemos que estar na escola é mais eficaz, pois muitos pais não levam os filhos até as Unidades de Saúde, pois só lembram de procurar o serviço quando já tem algum sintoma”, ressalta.

Além da medica, da dentista e da técnica de enfermagem responsável pelas vacinas, atuam no projeto a Enfermeira Dulce Mayer e as Agentes Comunitárias de Saúde Inês Meneguini de Lima, Juliana E. Rodrigues e Marines S. de Barros.