Catanduvas promove ação para incentivar a vacina contra o HPV

A cobertura vacinal contra o HPV (papilomavírus humano) está abaixo do esperado no Estado. Em Catanduvas a situação se repetia, mas, segundo as profissionais de saúde, os números estão mudando e a procura aumentou.

Conforme a Diretora de Saúde Emília Bortolini, além de intensificar as orientações através das agentes comunitárias de saúde, uma ação está sendo desenvolvida no município, com o objetivo de conscientizar o público alvo da importância da vacina. “Uma reunião será realizada no dia 21 deste mês na E.E.B. Irmã Wienfrida, com o intuito de definir, junto com a escola, a forma mais eficaz de imunizar as meninas entre 9 e 13 anos de idade”, explica.

No município, a meta da primeira dose é de 84% e da segunda, 53%, sendo que a primeira dose dos 9 anos é de 20%. “Percebemos que houve um aumento na procura pela vacina e isso cria a expectativa de conseguirmos atingir a meta”, conclui Emília.

Segundo informações da Secretaria Regional de Joaçaba, do total de meninas  que deveriam ter recebido a primeira dose da vacina contra o HPV (papilomavírus humano), apenas 55% foram imunizadas entre março e agosto deste ano no Estado. O volume representa pouco mais da metade do resultado alcançado em 2014, quando a cobertura vacinal da primeira dose alcançou 102%. E está bem abaixo da meta da Secretaria de Estado da Saúde que é atingir, no mínimo, 80% do total de 146.961 meninas dessa faixa etária em Santa Catarina.

A vacina é quadrivalente, oferecendo proteção para os quatro tipos de câncer de colo de útero. Essa é a terceira causa de morte por câncer entre as mulheres no país, atrás do câncer de mama e de pulmão. Em Santa Catarina são 480 novos casos por ano e 160 óbitos.

A estratégia lançada pela Secretaria de Estado da Saúde para ampliar a cobertura da vacina contra o HPV é promover a articulação com a Secretaria de Estado da Educação e com as Secretariais Municipais da Educação.

A vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as salas de vacina no Estado.

Quem deve receber a vacina

Devem ser vacinadas contra o HPV todas as meninas entre 9 e 13 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. Aquelas que ainda não se vacinaram, devem procurar uma unidade de saúde e iniciar o esquema de imunização. No total, três doses devem ser aplicadas: a segunda acontece seis meses após a primeira; e a terceira, cinco anos depois da segunda, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).