Catanduvas se prepara para “Mutirão de Limpeza contra a Dengue”

Caminhão fará coleta do material que deverá estar na calçada em frente às residências.

A Dengue é uma doença viral, transmitida pela fêmea do mosquito Aedes  Aegypti. Este mosquito transmite outras doenças, como: febre amarela, Chikumgunya e Zika, estas doenças podem trazer severas complicações, inclusive a morte.

A Prefeitura Municipal de Catanduvas, através da Secretaria de Saúde e do Meio Ambiente, estará realizando o “MUTIRÃO A DE LIMPEZA CONTRA DENGUE”.

O pedido é para que as pessoas deixem  os materiais descartáveis a serem recolhidos pelo caminhão da coleta do lado de fora da casa 01 dia antes da coleta para viabilizar o trabalho do mutirão, ressaltando que só serão coletados os materiais que estiverem em frente a residência ou terrenos.

Entre os objetos a serem coletados pode-se destacar: pneus, latas, potes, garrafas, plásticos e lonas, tambores ou quaisquer  outros recipientes que acumulem água.

É importante informar que não serão coletados entulhos de construção, galhos de árvores, folhas, roupas, grama, tábuas ou móveis de madeira.

Após o período de coleta os proprietários dos imóveis poderão estar sujeitos á multa, caso houver denúncia de acúmulo de recipientes e entulhos no terreno.

Veja as datas dos mutirões organizados pelos ESFs:

Bairro Centro- A coleta será realizada do dia 15/02 até 19/02.

Sebaldo Kunz- De 22/02 até dia 26/02

Sayonara e Centro Oeste – De 29/02 até 04-03

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

Realizar limpeza e desobstrução de calhas  periodicamente;

Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

Mantenha lixeiras tampadas;

Deixe os depósitos para guardar água, sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;

Mantenha ralos fechados e desentupidos;

Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;

Retire a água acumulada em lajes;

Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados e Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;

Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.

Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde, no Serviço de Vigilância Epidemiológica;