Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a Dengue no município

A Secretaria Municipal de Saúde de Catanduvas junto com as Equipes de Vigilância Epidemiológica e Sanitária e Agentes de Saúde reuniram-se na manhã da quinta-feira (17) para discutir o andamento dos trabalhos de prevenção à Dengue.

Conforme a Secretária de Saúde, Elizete Cardoso da Silva, até o momento foram confirmados onze (11) focos do mosquito da Dengue (um mosquito adulto, capturado por um morador e levado até  a Vigilância Epidemiológica que fez o encaminhamento para análise que acusou resultado positivo para aedes aegypty). Foram encontrados três focos no Bairro Centro (dois no cemitério municipal) e oito focos no Bairro Cidade Jardim.

De acordo com as Agentes Comunitárias de Saúde o trabalho tem sido intenso e 90% do território do município já foi verificado. Mas, o que está dificultando os trabalhos é a falta de conscientização dos munícipes, que, em vários casos, não estão solucionando os problemas detectados em suas propriedades. Além disso, as Agentes Comunitárias de Saúde não estão conseguindo permissão para acessar algumas residências, o que torna a situação mais vulnerável à proliferação de novos focos.

“Infelizmente em alguns Bairros o problema não está sendo solucionado, por isso vamos ter que começar a aplicar a Lei e cada proprietário de imóvel terá um prazo para resolver o problema encontrado. Transcorrido o prazo, caso não sejam tomadas as medidas necessárias, o proprietário será multado”, explicou a Secretária de Saúde Elizete, referindo-se a Lei Municipal Nº 2.526, que trata da instituição do programa municipal de combate e prevenção à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Em seu Art.13, parágrafo 1, diz:

§1º.Previamente à aplicação das multas estabelecidas neste artigo, o infrator será notificado para regularizar a situação no prazo de 48 horas, findo o qual estará sujeito à imposição da penalidade de multa, que poderá ser aplicada de forma cumulativa.

Para os principais problemas hoje encontrados no município, seguem algumas orientações:

*Aos que possuírem caixas d’água de amianto, para reservatório de água da chuva, o ideal seria a eliminação da mesma ou a retirada dela, colocando tela para vedar e tampa.

*Lonas que cobrem materiais de construção, areia ou lenha devem ser esticadas para que não acumulem água.

*Lonas jogadas nos quintais que não tenham utilidade devem ser eliminadas.

*Devem ser colocadas telas em ladrão de caixas d’água e ralo, até mesmo em ralos de banheiros quando este não estiver sendo utilizado.

*Pratos de plantas devem ser retirados ou completados com areia até a borda.

*Recipientes devem ser retirados de quintais para que em hipótese alguma possam acumular água.

*Calhas devem ser limpas e desentupidas, bem como compartimentos de geladeiras que acumulem água.

*Bromélias são criadouros naturais e devem ser eliminados.

A Secretaria de Saúde de Catanduvas manterá trabalho permanente de esclarecimento e orientação, sobre as formas de prevenir a Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, através do setor de Vigilância, disponibilizando material educativo, bem como trabalho preventivo articulado com as escolas e os Agentes Comunitários de Saúde.

“Lembramos à população que a Atenção Básica é promoção e prevenção em saúde, e isso só é possível se cada um fizer sua parte” finaliza a Secretária Elizete.