DOENÇAS MAIS COMUNS NO INVERNO

O frio é ideal para algumas doenças aparecerem. Gripes e resfriados podem  ser recorrentes, porém há outras doenças mais comuns no inverno como a sua época de proliferação.

As principais doenças do inverno que podemos citar são:

PNEUMONIA – é uma das doenças mais comuns do inverno, mas ao contrário do que se pensa ela não é causada por exposição ao vento ou ao frio. Ela é causada por microrganismos que afetam o pulmão, causando falta de ar, tosse com ou sem catarro, diminuição do apetite e, principalmente febre alta. Nas crianças menores, pode causar apenas prostração e diminuição do apetite com pouca ou nenhuma tosse. O tratamento é com antibióticos e com alguns cuidados com relação à febre.

GRIPE – A gripe é uma doença respiratória causada por um vírus conhecido como Influenzae. Seus sintomas surgem subitamente e tem cura espontânea. Os principais sintomas são dores no corpo, dor de cabeça, febre alta, congestão nasal e pode agir com pouca ou nenhuma tosse. As principais recomendações são ingesta abundante de líquido, boa alimentação e medicamentos. Se causar complicações, deve-se procurar ajuda médica.

OTITE – também conhecida como dor de ouvido que pode ser causada por bactérias ou vírus. Pessoas com doenças no ouvido causadas por cotonetes possuem maior possibilidade de ter otite. Os principais sintomas são dor de ouvido de forte intensidade, dor de cabeça e, eventualmente, saída de secreção com pus pelo ouvido afetado. O tratamento é quase sempre com antibióticos. Devemos lembrar que não se deve colocar nenhum tipo de produto dentro do ouvido, como óleo quente,  gotas de anestésico sem o controle do médico.

DOR DE GARGANTA – é uma inflamação na região da garganta caracterizada por dor, febre alta, presença de placas esbranquiçadas na região das amigdalas. Pode causar também prostração, dores pelo corpo, náuseas e vômitos. O tratamento é com antibióticos. Recomenda-se afastar-se do tratamento devido a possibilidade de transmissão.

RINITE – a rinite é uma reação imunológica a partículas inaladas, das quais se o corpo consideram como estranhas. Essas substancias são chamadas de alérgenos. O individuo alérgico possui uma reação exagerada à essas substancias causando diversos e incômodos sintomas como coceira no nariz e nos olhos, associado ou não a coceira na garganta, lacrimejamento ocular, nariz entupido e tosse seca. O tratamento se dá a base de corticoides e antialérgicos e evitar substancias que podem provocar alergia.

SINUSITE – a sinusite é, infelizmente, uma doença muito comum principalmente no inverno. Ela se caracteriza por uma inflação nos seios nasais, que pode ser causada tanto por fatores alérgenos quanto por agentes infecciosos como vírus, fungos e bactérias. Os principais sintomas são dor na região da face e dentes, tosse, dor de cabeça e garganta, podendo dar febre ou não. O tratamento pode ser feito através de antibióticos e antitérmicos, bem como instilação nasal de soros mornos.