SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA GRUPO DE PESSOAS COM DORES CRÔNICAS

Aconteceu na última quarta feira dia 15, o primeiro encontro terapêutico de pessoas com dores crônicas. O grupo que é coordenado pelo Fisioterapeuta Gabriel Spader e pela Psicóloga do NASF (Núcleo de Apoio á Saúde da Família) Adelita Perla Haro, superou as expectativas.

A Dor Crônica é geralmente descrita como uma dor persistente por pelo menos três meses. Outros critérios apontam um mínimo de seis meses de dor para considerá-la como crônica. Há também um critério mais flexível, que a descreve como uma dor que se estende para além do período esperado para a cura.

De acordo com os idealizadores do Grupo, Adelita e Gabriel, a ideia de criar o grupo é tentar diminuir a fila de espera por atendimento Fisioterapêutico. Atualmente o Município possui uma lista de aproximadamente 170 pessoas na fila de espera, o que causa uma preocupação pelos Profissionais de Saúde.

Mais de 30 pessoas compareceram ao primeiro encontro.  Foi desenvolvido um protocolo para identificar e reabilitar as dores crônicas, em pacientes moradores de Catanduvas. A ideia é selecionar exercícios físicos e de alongamentos específicos para a recuperação da musculatura, do equilíbrio, da coordenação, associando à melhora e alívio da dor desses indivíduos.