REDE DE ENSINO DE CATANDUVAS INVESTE NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA

É sabido que a Contação de Histórias é um precioso auxílio à prática pedagógica de professores na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pois instiga a imaginação, a criatividade, a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo; além de ser um momento prazeroso e interativo entre quem conta e quem ouve.

Narrar histórias para as crianças envolve fábulas, contos e lendas baseadas no repertório de mitos da sociedade e o adulto, ao contar determinada história, permite que a criança inicie um processo de construção de sua identidade social e cultural.

Contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância nessa faixa etária.

Visando atingir tais objetivos, a Rede de Ensino de Catanduvas desenvolve no interior das Creches e Escolas Municipais o Projeto de Contação de Histórias, onde momentos especiais são preparados com carinho para as crianças desde o Berçário até o quinto ano.

Secretaria Municipal de Educação – Catanduvas – SC