Palestras visam prevenir o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Nos dias 9 e 10 de maio a Secretaria de Assistência Social e Habitação do município de Catanduvas realizou palestras e atividades lúdicas com foco no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A atividade faz parte de uma ampla ação que visa conscientizar a comunidade prevenindo e mostrando a importância de denunciar. No dia 18 de maio, uma passeata com concentração no centro da cidade está sendo organizada pela secretaria.
Mitos e verdades sobre a vítima de violência sexual:
• O comportamento: popularmente, acredita-se que toda criança ou adolescente vítima de violência sexual se isola, fica triste ou com medo e, da mesma forma, existe a crença de que toda criança/adolescente que se corta é vítima de abuso sexual. No entanto, nada disso é 100% verdade. Algumas vítimas podem apresentar alteração comportamental, outras podem não apresentar nenhum sintoma. Não há um único sintoma que caracterize a maior parte das vítimas. Além disso, as alterações comportamentais podem ser provocadas por outros motivos.
• O abusador: nem todo abuso sexual é violento, e nem todo abusador é agressivo e monstruoso, como muitos acreditam. O abuso sexual pode ser marcado por violência, mas também pode ser travestido de brincadeiras. Às vezes, a vítima é recompensada com doces e presentes. O autor, geralmente, é uma pessoa acima de qualquer suspeita, em regra, com família, parceira sexual fixa e vida normativa. Muitas vezes, ele tem uma relação de proximidade com a vítima, o que pode levá-la a continuar convivendo com o abusador e, até mesmo, vivenciar o conflito de gostar da pessoa e repudiar o momento do abuso.