Ação conjunta trabalhou prevenção contra a Dengue nas escolas municipais de Catanduvas

Nos dias 11 e 12 de julho, alunos das Escolas Municipais Alfredo Gomes, Augustinho Marcon e Vitoldo A. Czeck foram contemplados com a peça teatral do Grupo Piliquinha da cidade de Concórdia, intitulada Todos Contra a Dengue. Uma encenação lúdica, mas ao mesmo tempo educativa sobre os cuidados e prevenção com a doença que vem se espalhando rapidamente por todo estado de Santa Catarina. Ao todo foram seis apresentações em dois dias, contemplando assim um maior número de alunos. A ação foi uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde do Município.

Conforme Elenir Chinato, Secretária de Educação “esta parceria mostra a importância de nossa conscientização sobre os números da dengue no município. Nada melhor do que iniciar estes trabalhos pelas escolas, porque cada aluno assim auxilia na conscientização de suas próprias famílias. A questão da dengue está bem preocupante, se colocando como um problema sério do setor de saúde e que necessita de ações para combater este grande mal”.
Para Marisete Luvison Marcon, Secretária de Saúde “com total apoio da Secretaria de Educação, estamos transmitindo através das crianças, para os seus pais em casa, os cuidados que precisamos ter contra o mosquito da dengue. Elas aprendem aqui de forma lúdica e levam estas informações para seus pais”.

Já Nelsi Terezinha da Costa Dal Bem, Agente de Combate a Endemias, fez um alerta “além dos focos, temos vários casos da doença, internamentos e óbitos. Isto nos leva a tomar novas decisões e buscas por novas ações e atitudes além do básico do dia a dia nos bairros e demais localidades do município. Em nosso trabalho diário, após orientações para uma determinada família, sobre prevenção e combate à doença, com olhar atento das crianças, ao retornarmos, percebemos que as mesmas estavam fazendo limpeza da rua com uma espécie de bandejão, mostrando que elas estavam atentas as nossas orientações. Diante disto percebemos que as crianças poderiam ser nossas parceiras neste processo de orientação. Então pensamos em qual ação poderíamos estar tomando na prática. Criamos a Sala da Situação em nosso município, buscamos parceria com a Secretaria de Educação e de Saúde com as duas equipes e então efetivamos a vinda do Grupo Teatral Piliquinha para nossa cidade. Aproveito para agradecer a colaboração de todos”, finalizou.

GRUPO TEATRAL PILIQUINHA
O Grupo Teatral Piliquinha foi fundado em 06 de setembro de 1996, no município de Concórdia – SC e desde então, vem trabalhando em prol da arte, da expressividade e da comunicação, buscando através do teatro o envolvimento da população com o meio cultural.
Em mais de 17 anos de trabalho foram montadas diversas Peças Teatrais, sendo elas: “O BEBEZÃO” (1998); “A CAMA QUE O DIGA” (2000); “LABIRINTO” (2002); “LEMBRANÇAS DE LILI” (2005); “CONTRATEMPOS” (2009); “A MANDRÁGORA” (2010); “O CORTIÇO” (2011), “ENCONTRO NO PONTO” (2013), EU TE BENZO EU, EU TE CURO (2014), BAR DO MINGO (2017), CAUSOS DO NONO BEPE (2017).
Além das peças teatrais, o grupo conta também com montagens de Esquetes Temáticas, Espetáculos de Contação de Histórias , Recitais de Poesia, Oficinas, Cursos, Palestras e Workshops.