Espetáculo Contestados será exibido, dia 2, em Catanduvas

Circulação é viabilizada através do Edital de Integração e Descentralização da Cultura da FCC
O município de Catanduvas recebe o espetáculo intitulado “Contestados” da Cia Mútua, de Itajaí-SC, no dia 2 de agosto. O espetáculo tem entrada franca e acontece no Pavilhão da Capela Nossa Senhora Aparecida a partir das 19h30m.
O espetáculo é viabilizado pelo Edital de Integração e Descentralização da Cultura da Fundação Catarinense e Estado de Santa Catarina e será exibido em outras nove cidades do meio-oeste catarinense.
O espetáculo Contestados apresenta um recorte sobre a Guerra do Contestado, conflito de terras ocorrido no início do século 20, envolvendo os estados de Santa Catarina e Paraná, além do Exército Brasileiro, a empresa norte-americana Brazil Railway e a população local. A peça utiliza a técnica da figura plana para contar uma história genuinamente catarinense.
Em cena, duas atrizes utilizam 100 quilos de terra crua que, espalhada sobre uma mesa, sustenta figuras, cenários e adereços. O elemento terra compõe a geografia da história que vai sendo narrada, convertendo-se em planícies e vales, mas sobretudo sendo o grande símbolo dramatúrgico da obra: o conflito por terras. A sonoplastia, também original, tem base nos instrumentos e melodias caboclas.
SINOPSE
Uma extensa área de terra. Milhares de pessoas envolvidas. Interesses econômicos internacionais. Questões religiosas. Interferência de forças do estado. Conflito armado. Mortes. Muitas mortes. Uma narrativa oficial. Lembranças que aos poucos são apagadas. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro. Santa Catarina. Início do século XX. Uma história que precisa ser revisitada.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO
Direção: Willian Sieverdt
Atuação: Laura Correa e Mônica Longo
Dramaturgia: Guilherme Peixoto, Laura Correa, Mônica Longo e Willian Sieverdt
Texto: Gregory Haertel
Operação técnica: Guilherme Peixoto
Cenografia: Jaime Pinheiro
Trilha Sonora: Guilhermo Santiago
Desenho e Pintura de Figuras Planas: Marcos Leal
Mecanismos: Guilherme Peixoto
Iluminação: Flávio Andrade
Figurino: Lucas David
Arte Gráfica: Antônio Humberto
Voz do Monge: Luciano Pedro Estevão
Coro de Vozes: Alzira Prates, Ana Luiza Marcolina, Antônio Humberto Noronha Pereira, Felipe dos Santos, Junior Farias, Laura Correa, Luís Henrique A.S., Mônica Longo, Murilo da Costa, Sabrina Francez, Thais Tonin e Victor Sieczko.
Edição de Vídeos: Leonam Nagel (a partir do documentário “Terra Cabocla”, de Márcia Paraíso)

FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Coordenação e produção: Laura Correa e Mônica Longo
Assistência de produção e registro: Tania Gollnick
Montagem cenotécnica: Flávio Andrade, Guilherme Peixoto e Guilherme Freitas
Arte Gráfica: Antônio Humberto
Realização: Cia Mútua
CIA MÚTUA
Reconhecida por suas produções em teatro de animação, a Cia Mútua já circulou por 19 estados brasileiros, Argentina, Chile e França, apresentando-se em importantes festivais nacionais e internacionais. Seus espetáculos mais conhecidos, A Caixa e Um Príncipe Chamado Exupéry, foram contemplados com prêmios de excelência no teatro de animação. Pesquisadora desta linguagem desde 2002, a Mútua aposta, a cada montagem, em uma técnica de animação diferente.
Mais informações: https://www.ciamutua.com.br/