AMMOC reúne nutricionistas e merendeiras para debater resolução que rege a alimentação escolar
No dia 26 de julho, as merendeiras e a nutricionista Francieli Cervelin da secretaria municipal de educação de Catanduvas participaram de capacitação. O evento foi sediado pelo município de Luzerna e promovido pelo colegiado de nutricionistas da Associação do Meio Oeste AMMOC.
No treinamento foram abordados temas como as mudanças da nova resolução que rege a alimentação escolar. A nova Resolução nº 6, de 8 de maio de 2020 do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (CD/FNDE), dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e entrou em vigor na data de sua publicação em 12 de maio de 2020.
As novas medidas adotadas no âmbito da alimentação escolar foram embasadas por documentos publicado ao longo dos últimos anos e engloba: a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014); o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos de Idade (BRASIL, 2019); o Plano de Ação para Prevenção da Obesidade em Crianças e Adolescentes (Organização Pan-Americana da Saúde, 2014); e o Modelo de Perfil Nutricional (Organização Pan-Americana da Saúde, 2016). Estas publicações consideram a transformação epidemiológica no âmbito nutricional, e associam o consumo elevado de alimentos ultraprocessados à obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que geram grande impacto na saúde pública.
Referente às mudanças epidemiológicas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda estima que no ano de 2022, caso o quadro continue avançando, haverá mais crianças e adolescentes com obesidade do que com desnutrição. Além destas publicações, o Brasil se comprometeu internacionalmente com a Década de Nutrição das Nações Unidas (2016 – 2025), que visa combater a má nutrição em todas as suas formas.
Segundo Francieli, é muito importante que as responsáveis pela alimentação conheçam a legislação e as boas práticas para poder cumprir as regras de uma alimentação saudável.
Além disso, todos participaram de uma palestra motivacional. Durante o evento também foi servido um lanche saudável a base de frutas para as participantes.