Equipe da administração participa de curso de capacitação sobre mudanças no eSocial

A equipe do setor de Recursos Humanos da administração municipal de Catanduvas participou de capacitação com a Betha Sistemas para ajustar na prática algumas dúvidas sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Tributárias (eSocial). O eSocial é uma plataforma online do governo que unificou a entrega de 15 obrigações da área trabalhista para empresas, outras pessoas jurídicas e também para pessoas físicas.

O Sistema foi implementado gradualmente desde 2014 e partir de 2018, o governo determinou que MEIs, micro e pequenas empresas deveriam começar a utilizar algumas funções do programa. Com esse sistema, a comunicação dos empregadores com o Governo em relação a informações referentes aos trabalhadores, como folha de pagamento, aviso prévio, contribuições previdenciárias, vínculos e afins é unificada na mesma plataforma eletrônica. O intuito é simplificar a maneira de prestar as informações obrigatórias e, assim, diminuir a burocracia, sem a necessidade de ter que preencher e entregar declarações e formulários separadamente para cada órgão.

O curso com a participação dos servidores catanduvenses abordou as mudanças do e-social para 2022, que visam a simplificação do sistema e do envio de documentos, diminuindo as obrigações e o envio de dados de forma repetitiva. As principais mudanças são: redução do número de eventos; expressiva redução do número de campos do leiaute, inclusive pela exclusão de informações cadastrais ou constantes em outras bases de dados.