Conferência Municipal de Saúde atrai mais de 200 pessoas
Mais de 200 pessoas participaram da primeira Conferência de Saúde realizada segunda-feira, dia 4, no município de Catanduvas. O encontro teve a participação de vários profissionais da área, além de representantes da comunidade em geral. A proposta foi debater assuntos ligados ao melhoramento do Sistema Único de Saúde (SUS), com a proposição de ideias dos próprios moradores.
Aberta às 8 horas da manhã, a conferência se estendeu até o final da tarde, por volta das 17 horas. Os principais temas foram relacionados à política de saúde na seguridade social, gestão do SUS e a estrutura atual e desejada do Hospital Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Vários grupos debateram a realidade da saúde no município e apresentaram ideias para melhorá-la. Entre as sugestões, ganhou força o pedido de construção de leitos psiquiátricos e de saúde mental. Estas e outras propostas devem ser levadas para a conferência estadual, que deve acontecer nos próximos meses. Ainda para este ano, está prevista a conferência nacional.
O objetivo principal dos encontros é abrir espaço para que a população apresente recomendações sobre a área de saúde aos gestores do SUS e governantes.