PROCON ORIENTA
Cuidado com o golpe do empréstimo pelo WhastApp, saiba como evitar
Um golpe tem chamado a atenção pelo aumento no número de relatos no Procon. Trata-se do golpe do empréstimo pelo WhastApp. Agora, os criminosos usam o nome de financeiras conhecidas como isca, para aumentar a credibilidade. Não caia em falsas propostas de dinheiro fácil.
O roteiro é sempre o mesmo: a pessoa recebe no WhatsApp uma mensagem se fazendo passar por uma financeira, informando que há um limite de crédito pré-aprovado disponível. Contudo, é exigido que se faça um depósito antecipado. Já é um claro sinal de tentativa de golpe.
Por isso, tome cuidado, conheça algumas dicas para não ser a próxima vítima.
– Primeiramente, ignore mensagens enviadas de pessoas desconhecidas. Normalmente, elas pedem que cliquem em um link para conseguir um empréstimo. Caso necessário, marque a mensagem como SPAM.
– Como uma proteção adicional, tenha controle sobre os formulários que preencher. Empresas que possuem boa reputação costumam oferecer uma experiência simplificada. Desconfie de mensagens que indiquem que seu crédito foi aprovado junto a empresas que você não tenha um relacionamento, por exemplo.
– Sempre que receber uma oferta de crédito, antes de mais nada pesquise sobre a reputação da empresa. Verifique as recomendações de outros clientes. Golpistas usam muito a desinformação e se aproveitam da necessidade das pessoas que precisam de dinheiro.
– Enfim, se persistir a dúvida, entre em contato pelos telefones disponíveis nas páginas oficiais da empresa para esclarecer se oferta é verdadeira.
– E atenção: redobre a atenção com ofertas de empréstimos que peçam um depósito antecipado como “taxa de conveniência” ou taxas da análise de crédito, para liberar um valor pré-aprovado. Essa prática é ilegal.
-Por fim, não caia em pressões psicológicas que dão um prazo de poucas horas para a concretização do “empréstimo”. Há casos em que os golpistas prometem abono de parcelas caso o comprovante de depósito seja feito em apenas alguns minutos.