Secretários e diretores de agricultura da AMMOC visitam propriedades de Catanduvas
Na semana passada, secretários e diretores da pasta de agricultura dos 12 municípios da Associação do Meio Oeste Catarinense (AMMOC), estiveram em Catanduvas, com o intuito de conhecer as potencialidades locais quanto ao setor do agronegócio.
Os secretários e representantes da AMMOC foram recebidos pelo prefeito Dorival Ribeiro dos Santos. Em reunião no gabinete, representantes da associação apresentaram dados sobre a importância do setor na economia dos 12 municípios: Catanduvas, Água Doce, Joaçaba, Herval d´Oeste, Ibicaré, Treze Tílias, Erval Velho, Lacerdópolis, Ouro, Capinzal, Luzerna e Vargem Bonita.
Segundo Lauri Nora, coordenador de movimento econômico da AMMOC, o intuito da reunião foi de verificar o que pode ser ajustado nas cidades para poder construir um agronegócio ainda mais forte, integrado, participativo e unido. Outro ponto enfatizado na reunião é a preocupação sobre uma nova estiagem como a de 2021 e as ações de prevenção já implantadas para amenizar perdas com a produção.
Em seguida os secretários e diretores estiveram na granja leiteira do produtor Paulo Ernani. A granja é considerada modelo, já que as inovações são constantes na propriedade como a automatização no processo de alimentação dos animais, na ordenha e no gerenciamento de dados. Outra visita foi na Ervateira Vera Cruz Agromate que produz a erva mate Materva. No local, foi possível acompanhar o processo de industrialização da erva mate e as formas de plantio.
“A pauta da reunião foi bem importante, já que discutimos assuntos como estiagem e nota fiscal eletrônica com o apoio do Lauri Nora e do prefeito Dorival. Além disso, importante agradecer os empresários que nos receberam em suas propriedades”, destacou o secretário de Infraestrutura Everaldo Gabriel da Costa.
Nota Fiscal Eletrônica de Produtor Rural: Outro assunto debatido em Catanduvas é a necessidade de reforçar junto ao produtor o prazo para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFP-e) que se encerra no dia 30 de julho de 2023. Este item foi colocado em pauta como objetivo de melhorar a forma para cadastrar e treinar os produtores rurais da região, para se ter um resultado satisfatório. A (NFP-e), que facilita o cotidiano dos agricultores, pois não necessita de baixa na Secretaria e todo o processo pode ser feito diretamente na propriedade rural. Para aderir é necessário somente possuir acesso à internet na propriedade.