Equipe da assistência passa por capacitação continuada
A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Catanduvas vem dando continuidade à proposta de capacitação e supervisão técnica para as instituições parceiras e a rede de proteção socioassistencial. Segundo a secretária Janete Couto “esse trabalho está sendo executado pela assessoria de Iraci de Andrade, que tem vasta bagagem na área: graduada em Serviço Social, especialista em Políticas Sociais e Família, Mestre e Doutora em Serviço Social e que venceu a licitação realizada pelo executivo”.
A secretária enfatizou a importância do trabalho e ressaltou toda a questão da legalidade e suporte também aos conselhos, são eles: assistência social, criança e adolescente, idoso e habitação. “Toda essa restruturação está sendo efetivada, bem como a Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) que regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional já que quem atende esses adolescentes que cometem ato infracional é o CREAS”.
Outro ponto importante foi a capacitação do Comitê de Gestão Colegiada de Crianças e Adolescentes que são vítimas de violência. “Esse comitê é de suma importância, é ele que vai orientar e capacitar os profissionais que vão estar fazendo a escuta especializada. A escuta especializada pode ser realizada por todos os integrantes da rede de proteção: escolas, conselhos tutelares, assistência social e pelos órgãos de segurança pública”, destacou ela.