Catanduvas conquista 5 premiações regionais

Integrantes do Instituto Humaniza atuaram desde o início do ano letivo de 2022 diversas ações nas escolas municipais de Catanduvas através do projeto “Sabe o Lixo? Virou Arte”. O principal público foram os alunos do 5º ano e também os educadores. Nesse período foram executadas oficinas de música instrumental com a construção de instrumentos a partir de materiais recicláveis e oficinas de teatro. Além da musicalização e da educação ambiental, os participantes também são ensinados sobre gentileza, respeito e amor ao próximo, qualidades essenciais que confere humanidade as pessoas.
Como o projeto é contínuo, as oficinas deram aos professores e alunos o suporte para que permaneçam treinando e colocando em prática o que aprenderam. O projeto conta com o apoio da Irani Papel e Embalagem S.A. e da Celesc Distribuição S.A e também foi executado nas cidades de Anita Garibaldi, Celso Ramos e Vargem Bonita.
Para encerrar com chave de ouro esse ciclo o Instituto Humaniza realizou nas dependências da Celulose Irani a etapa do concurso artístico regional da 5ª edição do Prêmio “Sabe o Lixo? Ele Virou Arte!” nos dias 23 e 24 de setembro. Catanduvas participou do evento no sábado, dia 24, com apresentações das escolas: E.M.E.B. Alfredo Gomes, E.M.E.B. Agustinho Marcon e E.M.E.B. Professor Vitoldo nas modalidades música e teatro.
A música poderia ser inédita ou releitura de outra existente, acompanhada de letra ou apenas instrumental; na sua execução, obrigatoriamente deveria ter no mínimo dois instrumentos distintos confeccionados a partir de materiais reciclados, trabalhados nas oficinas de música realizadas pelo projeto. Já no teatro a peça poderia ser inédita ou releitura de peça existente e a apresentação teatral deveria ser composta por elementos fixos de cenário (panos, fundos, estruturas, caixas, etc.) e elementos de cena móveis, isso é, adereço cênico (objeto de decoração, utilidade doméstica, dentre outros) construídos a partir de materiais recicláveis. O tema da peça deveria ser prioritariamente sobre o lixo, reciclagem, meio ambiente e/ou sustentabilidade.
As crianças de Catanduvas que contaram com o apoio dos educadores trouxeram para o município cinco premiações: E.M.E.B.Alfredo Gomes 1° Lugar com a música Anunciação; E..M.E.B.Augustinho Marcom 4° lugar com a música De gotinha em gotinha; E.M.E.B.Professor Vitoldo Alexabdre Czech 3°lugar com a peça “Poluição e Desmatamento”; E.M.E.B .Augustinho Marcon 4°Lugar com a peça “Meio ambiente: com vida ou sem vida?” e A E.M.E.B.Augustinho Marcon ficou em 1°lugar na categoria voto popular.
“Para nós foi uma honra receber este projeto. Nossos alunos amaram e participaram ativamente das atividades. O lixo virou arte em Catanduvas e com destaque para essas premiações”, destacou Maria Helena Macedo Knebel, assessora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Catanduvas. “As oficinas nos proporcionaram momentos maravilhosos. Trabalhamos temas importantes de forma artística. Essas vivencias abriram espaço para a música, conhecimento e imaginação”, ressaltou Luciane Hack, coordenadora da Cultura em Catanduvas.