Encerramento e confraternização das atividades da Assistência Social.
Na sexta-feira, dia 16, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através dos equipamentos CRAS, CREAS e Gestão, promoveu a confraternização de final de ano com as famílias atendidas e formatura da oficina do SCFV/SENAI.
Os presentes prestigiaram apresentações artísticas das oficinas de Dança e de Fanfarra e também conferiram trabalhos da oficina de cidadania através da exposição “Família”. “Essa exposição vem de acordo com o que foi trabalhado ao longo do ano. Ela é considerada o carro chefe do SCFV. São discutidos temas que auxiliam na convivência familiar e comunitária com o propósito de prevenção e fortalecimento de vínculos”, destacou a psicóloga de assistência social Patrícia Dri Morais.
Após as apresentações artísticas aconteceu a solenidade de formatura das turmas do SCFV/SENAI, tendo 48 formandos. As turmas do período matutino e vespertino passaram pelos seguintes módulos: 30h Mecânica Básica / 30h Eletricidade Básica / 30h Montagem e Manutenção de Computadores. Para a turma do período noturno, tiveram os módulos: 30h Fabricação Mecânica; / 30h Robótica Aplicada a Industria; / 30h Automação Residencial Básica.
2022
Ao longo do ano os usuários do SCFV foram divididos em grupos a partir de faixas etárias considerando as particularidades do ciclo de vida. Nas segundas-feiras e quintas-feiras foram atendidos os adolescentes de 12 a 14 anos e nas terças-feiras e quartas-feiras crianças de 6 a 11 anos.
Durante este ano as crianças de 6 a 11 anos frequentaram as oficinas de: Cidadania, Recreação, Dança, Judô e Fanfarra. Já para os adolescentes de 12 a 14 anos foram ofertadas nas segundas-feiras as oficinas de Cidadania, Recreação e Dança no período Matutino. Nas quintas-feiras passaram pela oficina ministrada pelo SENAI, através de cursos de iniciação profissional.
Para os adolescentes de 15 a 18 anos, foram ofertados cursos de iniciação profissional em parceria com o SENAI, sendo esses cursos totalmente custeados pela assistência social e disponibilizado transporte e lanche.
Através do trabalho da equipe técnica do CRAS em parceria com o CIEE, foram inseridos 3 adolescentes do SCFV em estágios remunerados, através do jovem aprendiz, sendo que os locais de estágio são: Casan, Celesc e Caixa Econômica Federal.
Atualmente estão frequentando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, 116 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos.