Catanduvas realizou II Workshop sobre turismo

“Na pauta, cases de sucesso em pequenas cidades do interior de SC”.

“O turismo é movimento. Ele pode acontecer em pequenas cidades do interior”. Talvez essas foram as duas principais constatações adquiridas pela comunidade de Catanduvas que participou no sábado, dia 26, no plenário da Câmara de Vereadores do Workshop com os palestrantes Irmgard Strauss e Oladimir Odi Rese.

Irmgard e Oladimir são fundadores e foram presidentes do “Integrar” – projeto de desenvolvimento socioeconômico que envolveu incialmente os municípios de Alto Bela Vista, Peritiba e Ipira, e posteriormente, Piratuba.

O projeto que atendeu diversas áreas desde a educação até a infraestrutura, teve destaque no turismo e na cultura – já que ambos andam juntos. Segundo os palestrantes, o trabalho foi árduo, de muito convencimento tanto do setor público como privado. “Vocês tem uma vantagem aqui, estou vendo a presença da administração e das entidades constituídas com a CDL, além disso já possuem um diferencial, são a Capital Catarinense do Chimarrão, e possuem amor e desejo de fazer melhor e diferente”, destacou Irmgard.

Atualmente, segundo relatos no interior de Ipira, um Museu de Roda de Água e Moinho de Farinha de Milho recebe até 2 mil/visitantes mês. “Vocês tem material humano, precisam traçar estratégias, criar oportunidades e usar a criatividade. O turismo é um dinheiro novo, que vem para a cidade e gira no comércio em geral. Ganha o empreendedor do setor como o hotel, a pousada, o restaurante e todos os demais como o posto de combustível e demais estabelecimentos. É um dinheiro de fora que fica no município, gera recursos, empregos e qualidade de vida”, destacou Oladimir.

Para Juliane Pissoli, presidente do Conselho Municipal de Turismo, disse que se está dando um grande passo. “Ouvir histórias de cases de sucesso nos faz acreditar no nosso potencial. A visão de explorar e ter a BR-282 a margem do nosso município é fundamental neste projeto. Precisamos explorar essa atividade e gerar oportunidades”. Já o prefeito Dorival Ribeiro dos Santos (MDB) parabenizou a todos, disse que o executivo está atendo a esse movimento e que fechou uma importante parceria com o Sebrae/SC nesse sentido com apoio ao turismo, ao artesanato e a gastronomia.

No mesmo sentido o Secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Valmir Zuqui, reforçou que essa é uma meta a ser alcançada – desenvolver o turismo na cidade. Ele lembrou do turismo rural, falou que o setor tem várias frentes – desde o tecnológico, o de eventos até mesmo o gastronômico e cada um pode ser tratado estrategicamente.

Após a palestra, os convidados, autoridades e comunidade assistiram as belas apresentações de dança dos grupos infantil e adulto do CTG Querência do Chimarrão.