Secretaria de Saúde firma convênio com ortopedista para adiantar cirurgias

 

Com 51 pacientes na fila de espera, a Secretaria de Saúde de Catanduvas tomou uma decisão para acelerar o processo de cirurgias em pacientes do município. Um convênio com o especialista em ortopedia, Celso Delagiustina, firmado há duas semanas, foi a saída encontrada pelo setor. A idéia é atender 21 pacientes que se enquadram em casos de média complexidade. A previsão é de duas cirurgias realizadas por mês.

Para a secretária de Saúde, Elizete Cardoso da Silva, a situação de espera não acontece apenas em Catanduvas. Segundo ela, mesmo quando particular, há pessoas que necessitam aguardar até quatro meses na fila. "A nossa intenção é conseguir atender os casos de média complexidade mais cedo do que normalmente", reforça Elizete.

Para isso, o especialista já avaliou os 21 pacientes. Deste número, sete serão submetidos a cirurgias. Outros 13 vão passar por tratamento fisioterápico. Além disso, um deles vai receber um aparelho ortopédico.

Outra questão abordada por Elizete, e que muitas vezes dificulta o andamento das ações, é a quantidade de Autorização de Internamento Hospitalar (IDH). "Catanduvas tem apenas 51 IDH`s por mês, para atender uma população de aproximadamente dez mil pessoas. A gente tenta dar prioridade para as cirurgias de emergência. Mas a dificuldade de trabalhar é enorme", ressalta.

As cirurgias ortopédicas serão todas feitas pelo médico Celso Delagiustina. As operações vão acontecer no hospital do município de Camboriu.