Prefeita faz avaliação dos principais trabalhos desenvolvidos ao longo do ano

Englobando todos os setores, a prefeita de Catanduvas, Gisa Giacomin, faz um balanço positivo de 2010

Retornando ao cargo depois de passar 15 dias em férias, a prefeita de Catanduvas, Gisa Giacomin, fez nesta semana um levantamento dos principais serviços realizados pelas secretarias no decorrer do ano. Além de apontar as ações, ela falou sobre os planos existentes para a sequência do mandato. A seguir, você acompanha as avaliações da prefeita em relação a cada um dos setores do município.

Saúde

"Estamos bem felizes com o andamento da Saúde, principalmente com as reformas e construções dos novos postos. Ainda faltam pequenos reparamos, mas o grande montante está pronto. Além do posto reformado no Bairro Sebaldo Kunz, nós vamos ter a construção de um totalmente novo. A luta da administração continua para que seja resolvido o problema do nascimento das crianças. Estamos em busca de ginecologista e anestesista para que os partos passem a ser feitos em nosso hospital. Vamos trabalhar para que o município volte a ter a maternidade. Quanto aos medicamentos e exames, entendemos que estão sendo fornecidos da melhor maneira possível. Temos muitos mais itens na Farmácia Básica do que exige o governo. Conseguimos desafogar boa parte da fila de espera para as cirurgias e queremos que caminhe mais rápida no ano que vem".

Educação

"Tínhamos um grande problema com o impasse da quinta série e do quinto ano. O Estado disse que o município deveria oferecer o quinto ano. Mas, a então secretária de Educação, Lucimari Spader, não aderiu ao plano do Estado, e aí o município ficou de fora. Mas, finalmente, conseguimos resolver isso sem prejuízo para ninguém. Temos a situação das creches. Em março, todas as crianças de zero a cinco anos serão assistidas pelo município. Já estamos trabalhando para arrumar os espaços nas escolas. Estamos aguardando uma verba de Brasília para resolver a situação da Escola Pato Donald, que não tem um espaço muito grande. Se vier o dinheiro do governo federal, vamos fazer uma creche. Caso contrário, vamos fazer uma reforma mais simples, mas readequando o espaço. Nesta semana, a Educação recebeu ainda mais oito computadores do projeto Beija-Flor para a Escola Vitoldo Czech".

Cultura e Esporte

"Neste ano, conseguimos o projeto da Cinemoteca, que está instalado no Clube Sharuc e está sendo coordenado pela Cultura. Ele beneficia todas as crianças, englobando até adultos e a terceira idade. No esporte, Catanduvas teve sempre os grandes vencedores no judô. Agradecemos ao empenho das famílias e crianças, porque só temos os resultados se tivermos persistência e disciplina nos treinos. Os profissionais do setor também se garantiram, por isso vieram grandes conquistas".

Assistência Social

"Inúmeras famílias estão sendo assistidas. O serviço é gratificante porque a gente está conseguindo superar os problemas de muitas famílias e até reintegrar algumas crianças e jovens no convívio. O Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) desenvolveu um trabalho com mais de 160 crianças durante o ano. A gente tem grandes planos para o ano que vem. Hoje, a nossa Assistência Social está conseguindo superar os objetivos que a gente colocou".

Obras e Infraestrutura

"A infraestrutura é um grande gargalo, termina de resolver uma situação, vem outra. Apesar de todo o nosso clima, conseguimos britar as estradas do interior, que tínhamos como meta para resolver alguns problemas, especialmente das granjas, que precisam de condições para o transporte dos produtos. Temos todas as estradas gerais reabertas. Outra das nossas metas é renovar as máquinas, que estão bastante defasadas. Pretendemos ainda, neste resto de ano, dar uma boa melhorada nas ruas de nossa cidade. É de conhecimento de todos a quantidade de ruas que a gente conseguiu pavimentar em parceria com a comunidade, graças ao sistema de mutirão".

Investimentos futuros

"Estamos aguardando o repasse de R$ 100 mil, por parte do deputado federal Valdir Colatto, e outros R$ 600 mil do deputado federal Gervásio Silva para obras de calçamento. Esperamos ainda pela licitação do viaduto e ainda vamos lutar pela galeria no Centro da cidade. No próximo dia 20 deveremos ter a entrega de uma retroescavedeira, em Chapecó. Para o dia 21 está agendada a inauguração da agência da Caixa Econômica Federal e, no período da tarde do mesmo dia, é provável que seja feita a assinatura direta com os moradores beneficiados com as casas da Chácara Fritz. Entre outros projetos, deve começar, no início do ano, a troca da sinalização e dos pontos de ônibus. Ainda vamos lutar para conseguir arquibancada para o estádio municipal e a reforma do ginásio de esportes. Também temos a água que escorre no trevo. Já entramos em contato, mas ainda não liberaram para que a gente possa drenar e resolver o problema. Também temos a falta de uma rótula em frente à rodoviária, que ocasiona pequenos acidentes. É um projeto do governo federal. Infelizmente, até agora, não saíram os trevos e rótulas que já estão contemplados".

Reconhecimento

"Ninguém vai sozinho a lugar nenhum. Tudo o que foi relatado é fruto de empenho de muitos. O funcionalismo tem dado tudo de si para que estes projetos se tornem realidade. Sabemos que, por trás da prefeita e secretários, tem sempre o funcionário disposto, com vontade de trabalhar e querendo que Catanduvas dê certo. É deles as obras e para eles os nossos agradecimentos".