Transtornos temporários no Bairro Sebaldo Kunz são um ‘mal necessário’

Obras de terraplanagem e recolocação de tubos de esgoto estão em andamento no local. Elas antecedem o início da construção de 200 casas

Com as obras de terraplanagem em pleno curso no Bairro Sebaldo Kunz, algumas redes de esgoto estão sendo danificadas, gerando transtornos aos moradores. No entanto, conforme aponta o secretário de Infraestrutura de Catanduvas, Alberto Broll (Beto), o trabalho pode causar certos transtornos agora, mas vai beneficiar todos dentro de um futuro breve. Com uma tubulação antiga, as máquinas acabam quebrando os canos, que estão sendo substituídos para que, posteriormente, toda a infraestrutura do local esteja pronta para a edificação de 200 casas.

Apesar dos transtornos, o secretário garante que eles são "um mal que se faz necessário no momento, já que a situação será bem melhor após a conclusão dos trabalhos". Segundo Beto, a rede de esgoto será refeita. "Temos que trabalhar na planagem com a rede de esgoto existente. A máquina quebra (os canos), mas isso é temporário", assegura.

O assunto mereceu até a interferência da prefeita de Catanduvas, Gisa Giacomin. Para ela, é natural um pouco de transtorno agora para que seja possível realizar as ações necessárias. "Todo mundo vai sofrer um pouco agora, mas tudo para melhorar depois. Não temos como trabalhar sem fazer a sujeira, ou, até mesmo, sem danificar a rede, que está saturada".

Bueiros

O secretário de Infraestrutura aproveita a ocasião para fazer um pedido aos moradores. Conforme aponta Beto, muitos estão deixando entulhos nas ruas, que acabam entupindo os bueiros. "Isso vai tudo para as bocas de lobo. Tivemos um caso aonde foi necessário arrebentar 30 metros de tubulação nesta semana, por causa de uma bola que entrou e trancou a rede. O prejuízo foi de mais de R$ 2 mil para a Prefeitura". O episódio descrito pelo secretário ocorreu na Rua Santa Catarina, no Bairro Cidade Jardim.

Mutirão

As pavimentações de outras duas ruas de Catanduvas já foram iniciadas através do regime de mutirão. Segundo Beto, a Rua Julio de Castilho, no Bairro Sayonara, e a Rua da Liberdade, no Bairro Cidade Jardim, devem receber o calçamento. "Já firmamos os contratos e a obra já foi iniciada", garante. Essa é a nona obra de calçamento realizada pelo município só em 2010, sendo sete dentro do sistema de mutirão e outras duas através de convênios.

Entrega de terra

O secretario também faz um alerta aos moradores que precisam da entrega de terra pela Prefeitura. Segundo ele, o morador precisa apenas pagar uma taxa no banco, e não ao motorista ou operador. A informação é reforçada por Beto devido às denúncias de que alguns funcionários estariam cobrando para fazer a entrega, o que é proibido. "Isso não pode acontecer, é contra a lei fazer qualquer pagamento para o motorista. A gente pede para que as pessoas denunciem se isso acontecer", solicita.