Início de ano para planejar ações ao longo de 2011

Prefeita de Catanduvas traça metas para o decorrer do ano. Contatos com deputados e outras esferas de governo estão previstos para os próximos meses

Projetos de grande porte e ações menores, mas não menos importantes para o município, aparecem na pauta das reuniões que a prefeita de Catanduvas, Gisa Giacomin, vem tendo com lideranças políticas, empresários e representantes de entidades. Desde o início de 2011, ela se encontra com diversos representantes da sociedade para tratar assuntos de interesse coletivo. Planejar ações para o decorrer do ano é a principal meta.

Como os novos governos ainda organizam as equipes administrativas, o período deixa os prefeitos dos municípios um pouco distante das esferas federal e estadual. A dificuldade de alguma conversa aumenta se levarmos em conta o recesso parlamentar. Mas, como "tempo é dinheiro", janeiro precisa ser útil, e é com esta intenção que Gisa está tratando de assuntos que devem se transformar em trabalhos ao longo de 2011.

Na avaliação dela, o mês de janeiro realmente é complicado para conseguir adiantar o andamento de projetos. "Até por ser troca dos governos estaduais e federal, a gente fica no aguardo das conversas", diz. A prefeita lembra que, no caso do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, as tratativas ligadas a projetos e liberação de recursos devem começar só no mês de abril.

Para aproveitar o tempo ocioso até a abertura das relações entre cidade, estado e país, Gisa atua firme no planejamento. "Estamos fazendo a parte burocrática dos projetos, porque são muitas as exigências. Por exemplo, conseguimos as licenças para abrir o distrito industrial na BR 282", cita.

Sobre as metas, a intenção é, por exemplo, finalizar e inaugurar obras importantes, como o terminal rodoviário. Além disso, espera que todos os moradores do Bairro Bela Vista estejam com as escrituras das casas em mãos nos próximos meses. "Temos consciência de que as creches precisam começar a funcionar, para que, de fato, em março, essas crianças já possam ser atendidas", complementa.

Outras obras são compromissos assumidos. Entre elas, está a reforma da casa mortuária "e tantas outras que a gente sente que o cidadão catanduvense precisa", emenda Gisa. A renovação das calçadas também aparece nos planos. "São sobre essas pequenas melhorias que estamos fazendo o levantamento este mês, para depois, em contato com deputados, tentar mudar algumas coisas aqui no município, que não custam tanto dinheiro assim", finaliza a prefeita.