Pagamento do IPTU com desconto de 15% pode ser feito até dia 14

Aposentado por tempo de serviço, Valdecir Rodrigues Fernandes esteve na tarde desta terça-feira, dia 1º de março, no setor de Tributação da Prefeitura de Catanduvas para solicitar o carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Há duas décadas residindo no município, o morador do Bairro Cidade Jardim diz que vai optar pelo desconto. “Vou pagar até o dia 14 porque vale a pena, o valor fica baixo”.

Quem agir como Valdecir vai receber um desconto de 15% sobre o valor do IPTU. Mas o abono cai se a pessoa resolver quitar o carnê de maneira parcelada. Neste caso, a primeira parcela também tem o dia 14 de março como data de vencimento, com a segunda e a terceira vencendo no dia 11 de abril e maio.

De acordo com o setor de Tributação, em 2011, cerca de três mil carnês devem ser entregues à população. Pelos valores dos boletos, o cálculo é de R$ 800 mil em arrecadação. Sobretudo, contando a inadimplência, a estimativa é arrecadar um valor menor: cerca de R$ 650 mil. Cada morador precisa ir ao setor retirar o carnê.

Aposentados

Para os aposentados com baixa renda (até dois salários mínimos, somando os ganhos de todo o grupo familiar), é previsto um substancial desconto. No entanto, o abono só vale aos que possuem apenas uma propriedade e continuam morando em Catanduvas.

O IPTU é um imposto cobrado por todas as Prefeituras do País sobre os imóveis, levando em conta a área do terreno, a área construída e ainda a valorização do local, além dos serviços públicos como água, luz, saneamento, asfalto e outros. Os recursos ficam integralmente para o município, que aplica a verba nos setores julgados prioritários.