Servidores de Catanduvas terão aumento de 11,5% e mais vale alimentação

Com foco na valorização do funcionário, a Prefeitura de Catanduvas confirmou um aumento de 11,5% sobre os salários de todo o funcionalismo público, nesta semana. O projeto foi aprovado na sessão de segunda-feira, dia 16, pela Câmara de Vereadores. Além do acréscimo, os trabalhadores que recebem até três salários mínimos vão ganhar um abono mensal de R$ 100 como vale alimentação.

Para chegar aos valores, a Prefeitura vinha debatendo o reajuste desde o início do ano. O secretário de Administração, aponta que o projeto foi bastante discutido até ser aprovado. "Para não comprometer a folha salarial, obedecendo também a Lei de Responsabilidade Fiscal, com projeção segura, não só até o final do ano, mas para todo o ano que vem", diz.

Durante os debates, a administração ouviu o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Catanduvas (STSPMC) e os vereadores até chegar a um consenso. "Os benefícios foram voltados, em comum acordo, para quem ganha menos", lembra o secretário. Ele aponta que dois projetos foram encaminhados à Câmara, sendo um para a revisão geral anual de reajuste e outro para a criação do Programa de Alimentação ao Servidor Público, instituindo o vale alimentação.

"Esse conjunto de benefícios fez com que 101 funcionários incorporassem um aumento na remuneração bruta não inferior a 29,85%; 165 funcionários incorporaram 20,40% e 21 tiveram um aumento de 14,81%", comenta o secretário ao falar sobre os trabalhadores que vão receber o abono no valor de R$ 100. Ganhando acima de três salários, foram 47 funcionários beneficiados com o acréscimo de 11,5% sobre os vencimentos.

O secretário acredita que o reajuste veio ao encontro do que todos esperavam, "que era a valorização do servidor público de forma escalonada", diz. "Observamos que grande parte dos funcionários tinha uma remuneração relativamente baixa", complementa, julgando o aumento considerável para ampliar, aos poucos, o poder aquisitivo dos servidores.

O mesmo discurso é adotado pela presidente do STSPMC, Rosilaine Carla Arndt. Ela comemora o considerável acréscimo no salário dos trabalhadores. "Superou as expectativas. Estamos realizados. Valeu a pena o esforço". A presidente reconhece que há muito tempo a prefeitura não repassava um aumento tão elevado. "Agradecemos os vereadores e a prefeita pelo apoio, além dos associados que participaram de todo o processo".

Dizendo honrar um compromisso, a prefeita mostra-se satisfeita. "Entendo que a defasagem era grande, muito tempo sem aumento real. O vale alimentação era um pedido de todos e vem melhorar a vida de quem ganha menos. Estou feliz porque é com dedicação que a gente agora pode melhorar um pouquinho da vida das merendeiras das nossas escolas e das pessoas que limpam as ruas todos os dias", reconhece.

Para viabilizar o aumento, o secretário informa que a Prefeitura chegou a modificar alguns planos de investimento, priorizando a valorização dos trabalhadores. "Nós também estamos revendo alguns atos de enquadramento a servidor e readaptação". Neste caso, segundo o secretário, a ideia é remanejar funcionários, resolvendo casos de contratações e cargos desajustados. "Isso é mais um ganho para o funcionalismo", acredita.