Lixeiras de Coleta Seletiva são instaladas em Catanduvas

O Projeto que institui a Política de Resíduos Sólidos em Catanduvas já está em andamento no município. Algumas lixeiras de coleta seletiva já foram instaladas em ruas da cidade em fase de teste. O barracão para triagem de materiais já foi licitado e em breve a construção do mesmo deverá ser iniciada.

De acordo com a Engenheira Ambiental Glaucia Camuzzato as lixeiras estão sendo instaladas em algumas ruas para que a comunidade se conscientize e vá se adaptando a realizar a separação do lixo. “Com isso vamos observar se é a melhor forma de implantar a coleta seletiva”, comenta.

Conforme a Prefeita Gisa Gicomin é o momento de a comunidade refletir sobre a importância desta atitude e iniciar uma consciência de responsabilidade ambiental.

Com a coleta seletiva o município vai contar com o destino correto dos resíduos sólidos, assim como oportunizar renda às pessoas que realizam a coleta. “Com a construção do barracão de triagem dos resíduos sólidos, o qual já está licitado e em andamento, com a terraplanagem já realizada, nasce também uma cooperativa com as pessoas que realizam a coleta dos resíduos no município e que já estão cadastrados”, explica a prefeita.

Alem disso, será implantando em Catanduvas a Logística Reversa, ou seja, produtos que são adquiridos no comércio local deverão ser recebidos pelo estabelecimento, onde o fornecedor do mesmo se responsabilizará pelo destino correto, como é o caso de pilhas, lâmpadas e pneus, por exemplo.

Uma palestra sobre este assunto será promovida no próximo mês destinada a toda comunidade, para explicar como vai funcionar a Logística Reversa.