Secretaria de Saúde chama atenção para vacina contra HPV

A campanha de vacinação contra o Papilomavirus Humano (HPV) já encerrou neste ano. Porém, a vacina ainda está disponível nas Unidades Báscias de Saúde de Catanduvas. As Agentes Comunitárias de Saúde alertam adolescentes de 9 a 11 anos de idade ou até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não receberam a primeira dose.

“Reforçamos que a vacina é extremamente importante por prevenir o câncer de colo de útero, sendo que uma única dose não vai dar imunidade para as adolescentes e o impacto da redução do câncer uterino não vai acontecer”, explica a Enfermeira Aline Romanini.

Meninas que fizeram a 1º dose da vacina na escola devem procurar as Unidades de Saúde e fazer a 2º dose para ficar imunizadas.

A vacinação contra o HPV tem o objetivo de prevenir a infecção por o vírus Papilomavírus Humano que afeta a pele e mucosa do trato genital, dessa forma, reduzir o número de pacientes que venham desenvolver câncer de colo de útero.

Hoje essa doença representa uma importante causa de morte por câncer entre as mulheres aproximadamente 4.800 vítimas fatais ao ano no Brasil.