Campanha da influenza 2016

A campanha de vacinação contra gripe em Catanduvas, assim como em todo o Estado de Santa Catarina ocorrerá no período de 25 de abril a 20 de maio. O dia D de vacinação será sábado, dia 30.

A influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar

São os grupos prioritários para a vacinação os indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais*, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional são considerados grupos prioritários e receberão a vacina no sistema público de saúde.

Cuidados preventivos:

1º Passo

Lavar as mãos com água e sabão com frequência, ou usar álcool 70% ou álcool gel, é a principal recomendação dos especialistas para prevenir a gripe. Isso porque as mãos são um importante veículo de transmissão do vírus da gripe, como o influenza. A partir do contato com um doente ou com uma superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias, se a pessoa levar a mão ao rosto, causando lesões que podem ser graves e até fatais, se não tratadas a tempo.

2º Passo

Ao tossir e espirrar cubra a boca e o nariz com um lenço descartável e lave as mãos com água e sabão ou álcool 70% assim que possível. Na falta de um lenço, use o antebraço; nunca as mãos. Essa é a chamada Etiqueta da Tosse, principal atitude recomendada pelos especialistas em saúde para reduzir a circulação do vírus da gripe. 

Essa medida é muito importante, pois, diminui a disseminação do vírus entre as pessoas e a ocorrência de infecções respiratórias.

Outras recomendações para quem estiver doente é beber bastante líquido, ter uma alimentação saudável, evitar sair de casa e manter-se distante de locais com aglomeração de pessoas, além de procurar uma unidade de saúde para iniciar o tratamento adequado.

 O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.