O QUE É O CREAS?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, do município de Catanduvas foi instituído no ano de 2010 e configura-se como uma unidade pública e estatal, oferta serviços especializados de média complexidade. A Proteção Social Especial (PSE) organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, negligencia e abandono, cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto). Atualmente o CREAS acompanha 84 famílias em situação de violação de direitos.

Qual o público alvo do CREAS?

Famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos por ocorrência de:

  • Violência física, psicológica e negligencia;
  • Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual;
  • Afastamento do convívio familiar devido a aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção;
  • Tráfico de pessoas;
  • Situação de rua e mendicância;
  • Abandono;
  • Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia;
  • Outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminação/submissão a situações que promovam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar;
  • Descumprimento de condicionalidades do PBF – Programa Bolsa Família e SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em decorrência de violação de direitos.

 

Quais os serviços ofertados pelo CREAS?

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos –  PAEFI

Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

O CREAS atualmente acompanha família por meio do PAEFI particularizado, bem como por meio de Grupos, realizado nas dependências do equipamento de forma semanal.

USUÁRIOS: Famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de: Violência física, psicológica e negligência; Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual;  Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção;  Tráfico de pessoas;  Situação de rua e mendicância; Abandono; – Vivência de trabalho infantil; Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia;  Outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar;  Descumprimento de condicionalidades do PBF e do PETI em decorrência de violação de direitos.

 

Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias

 

Serviço para a oferta de atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia. O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes.

USUÁRIOS: Pessoas com deficiência e idosas com dependência, seus cuidadores e familiares.

 

 

Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)

 

O serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Deve contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. Para a oferta do serviço faz-se necessário a observância da responsabilização face ao ato infracional praticado, cujos direitos e obrigações devem ser assegurados de acordo com as legislações e normativas específicas para o cumprimento da medida. A inserção e monitoramento do adolescente deve ser compatível com suas aptidões e favorecedora de seu desenvolvimento pessoal e social.

USUÁRIOS: Adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude ou, na ausência desta, pela Vara Civil correspondente e suas famílias.

 

 

Serviço Especializado em Abordagem Social;

Serviço ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem social por meio de demanda espontânea que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Deverão ser consideradas praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros. O Serviço deve buscar a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.

USUÁRIOS: Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

 

Como acessar os serviços ofertados no CREAS?

Para ter acesso aos serviços ofertados, o cidadão deve se dirigir ao CREAS situado na Rua da Liberdade, centro no município de Catanduvas, ou entrar em contato pelos telefones: (49) 3525 – 1827 ou (49) 3525 – 6568, ou ainda através do e-mail: creas@catanduvas.sc.gov.br.

Dias e Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-feira das 08h00min as 12h00min e das 13h00min as 17h00min.