SECRETARIA DE SAÚDE DE CATANDUVAS ALERTA POPULAÇÃO SOBRE DOENÇA
Uma doença pouco conhecida vem chamando a atenção no Município de Catanduvas. A Síndrome Mão-Pé-Boca, como é conhecida, teve alguns casos registrados pela Secretaria de Saúde, que faz o alerta á população.
Esta é uma doença contagiosa, causada pelo vírus Coxsackie e pode ser transmitido de pessoa para pessoa, através de alimentos ou objetos contaminados. Ela ocorre mais frequentemente em crianças de até 5 anos de idade, mas também pode ocorrer em adultos.
Os principais sintomas da Síndrome Mão-Pé-Boca incluem febre, acima de 38°C, dor de garganta, muita salivação, vômito, mal estar, diarreia, falta de apetite, dor de cabeça e aparecimento de manchas ou bolhas nas mãos ou pés e aftas na boca de dois a três dias após o surgimento da febre.
É extremamente importante procurar um médico se algum desses sintomas aparecer. O diagnóstico da síndrome mão-pé- boca é feita pelo clinico geral ou pediatra, por meio da análise dos sintomas e das manchas.
O tratamento dura cerca de 7 dias e é importante que a criança não vá à escola ou creche durante este período, para não contaminar outras crianças.
A desinfecção do ambiente e objetos deverá ser realizada com hipoclorito, mais conhecido como Kboa, e álcool 70%.