Mutirão contra a Dengue já foi iniciado

A administração municipal de Catanduvas, através das secretarias de Saúde e Infraestrutura, vem intensificando as ações contra a Dengue. Um mutirão de limpeza já foi iniciado e executado nos bairros Regina, Cidade Jardim e Loteamento Cardoso visando recolher possíveis entulhos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
O trabalho continua até o dia 1º de abril agora nas outras localidades. A secretária de saúde Marisete Luvison Marcon, destaca que “estamos intensificando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com mutirões que contemplarão todos os bairros da cidade. Para obter sucesso nesse combate contamos com a colaboração de todos na inspeção das residências intensificando o controle vetorial nas áreas infestadas”.
Vale destacar que o número de focos do mosquito no município vem aumentando nos últimos meses, sendo que no momento estão registrados 65 segundo os dados do Programa de Combate à Dengue, a Chikungunya e a Zika Vírus. Estes números caracterizam Catanduvas como município infestado e com situação de epidemia de dengue.
“Entendemos que para o combate ao Aedes Aegypti é necessário o envolvimento de diversos setores da sociedade civil e múltiplos órgãos governamentais, além da mudança comportamental da população. O nosso Plano Municipal de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti está alinhado ao Plano Nacional, para auxiliar na organização e execução de atividades com o propósito prioritário de reduzir a infestação e a possibilidade de ocorrência de epidemia”, ressaltou Marisete que pede o apoio de todos.


Faça a sua parte:


Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.
Livre-se de objetos que acumulam água: Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.
Armazene garrafas da forma correta: Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.


Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água: As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.


Higienize recipientes que armazenam água: Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.


Tenha cuidado com o lixo: Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.
Utilize proteção individual: As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.

Dengue pode matar: ao ter sintomas, procure um médico.


Os primeiros sintomas de dengue são pouco específicos e incluem febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e dores nas articulações e nos músculos, o que torna difícil diferenciar essas doenças entre si e em relação a outros males. Por isso, além de saber como identificar o mosquito Aedes aegypti e adotar as medidas de prevenção, é preciso estar atento aos sintomas e procurar atendimento médico de emergência ou com o clínico geral para obter o tratamento mais adequado.