Secretaria de Saúde implanta projeto Adolescer
Em 2020, a secretaria de saúde de Catanduvas criou o projeto Adolescer. O projeto surgiu em virtude do grande número de encaminhamentos para atendimento nos ESFs de adolescentes com sintomas de ansiedade e depressão. Segundo as psicólogas Adelita Haro e Franciele Butzen esse aumento chamou a atenção e o projeto foi estruturado junto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Com a pandemia do Covid-19, o projeto precisou ser paralisado e só retornou agora em 2022. O projeto é desenvolvido pelos profissionais do NASF que atuam diretamente com atendimento à saúde mental. Os encontros do grupo ocorrem quinzenalmente no contraturno escolar. Cada grupo comporta até 10 adolescentes de 12 à 17 anos de idade.
As atividades são realizadas de forma coletiva no formato terapêutico. Os encontros acontecem na sede do NASF, localizada no Bairro Sebaldo Kunz (sala debaixo do ESF). O programa tem duração de 06 meses para início de outro grupo. Outras informações podem ser obtidas diretamente nas unidades de saúde.